Categories: Regional

O poste foi, o ninho do tucano ficou: um exemplo de respeito à natureza em Santa Cruz

Respeitar o meio ambiente não é somente sobre descarte correto de lixo e combate à poluição – apesar destes serem importantes pilares dos cuidados com a natureza. O respeito também tem a ver com pensar no bem estar dos animais, buscando formas de melhorar a vida dos bichinhos mesmo quando eles estão em área urbana, até porque este é um reflexo da ação humana.

Foi este respeito que demonstrou o eletrotécnico Joilson Brites Antunes, funcionário da RGE, ao se deparar com uma situação inusitada. Ele estava em mais um dia normal de trabalho, com a ordem para substituir três postes na Rua Rio Branco, na esquina com a Rua Bento Gonçalves, nas proximidades do Shopping Santa Cruz. As estruturas estavam podres, com risco de queda, e por isso foi solicitada a troca.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: o tatu que faz uma visita diária a um casal de Vera Cruz

Publicidade


Ao chegar ao local para realizar o serviço, no entanto, ele se deparou com uma linda cena: um tucano alimentava os filhotes em um buraco feito dentro do poste. O profissional então buscou uma alternativa para fazer seu trabalho, sem destruir o lar dos animais. Com autorização da empresa, a equipe realizou a troca do poste que estava comprometido, mas cortou a parte do ninho da estrutura antiga.

Assim, foi possível fixar o ninho no mesmo local onde o animal já estava instalado, com o uso de uma estrutura simples de ferro, unida ao novo poste. “Achamos que esta alternativa seria menos impactante. Assim substituímos o poste, eliminamos o risco e interferimos o mínimo possível no ninho”, contou o eletrotécnico. O trabalho foi realizado nessa quinta-feira, 22, e chamou a atenção de moradores das proximidades.

LEIA TAMBÉM: Patram aperta o cerco contra criações ilegais de pássaros

Publicidade

Eletrotécnico registrou a presença do tucano no poste antes da troca | Foto: Joilson Brites Antunes
Na tarde desta sexta-feira, Antunes retornou ao local e voltou a fotografar o animal, que parece ter aceito o ajuste no ninho| Foto: Joilson Brites Antunes


A atitude foi elogiada pelo biólogo e professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Andreas Köhler, que ainda sugeriu: “Deveríamos além disso pensar em distribuir ‘casas para pássaros’ em muito mais postes!” O professor explicou que a ave está ameaçada de extinção e que, apesar de ter se instalado perfeitamente no poste, não é usual que formem morada na área urbana. “Não é comum, porque não tem tocos em árvores”, comentou.

A ave também não é muito comum no Rio Grande do Sul porque, de acordo com o biólogo, os animais não gostam do frio. O professor também confirmou que não há qualquer risco para as aves no local de moradia escolhido nem a substituição do poste. “Desde que a troca do poste tenha sido feita cuidadosamente, se mantém tudo tranquilo”, disse o biólogo.

LEIA TAMBÉM
Animais selvagens atropelados: imagem frequente nas rodovias
Brincar na natureza traz benefícios para a saúde das crianças
FOTOS: filhote de tatu aparece dentro de piscina em Santa Cruz

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.