A rio-pardense Ana Eliete Petry Oliveira afirma ser uma apaixonada pela área em que atua. É justamente esse amor e a busca por uma formação continuada que a motivaram a participar do 29º Seminário Estadual de Língua Portuguesa e Literatura Rio-grandense e do 25º Fórum de Educação, que ocorrem em Rio Pardo até esta sexta-feira, 21. “Participo desde 2016. É uma excelente oportunidade para enriquecer o conhecimento”, afirmou a pedagoga, cuja graduação foi concluída neste ano. A monitora da Educação Infantil da rede municipal de Rio Pardo é apenas uma das 450 pessoas inscritas que poderão vivenciar a ampla programação.
A solenidade de abertura realizada na manhã dessa quarta-feira, 19, também marcou uma nova página na história do município. Após um período de reformas no Clube Literário e Recreativo, o evento é o primeiro a ser realizado no local. “Podemos dizer que ele está na ativa e em plena forma novamente, voltando a sua roupagem original”, disse o integrante da diretoria Robson Lemes, sobre o prédio.
LEIA TAMBÉM: Seminário de Língua Portuguesa e Literatura começou nesta quarta-feira em Rio Pardo
Publicidade
Nesse clima de renovação, inspirados por poetas e outros autores, autoridades deram o pontapé inicial para o evento, considerado um dos mais importantes do Estado. Na coordenação há 25 anos, o professor Elenor José Schneider, emocionado, reforçou os propósitos da iniciativa. “Nós não brincamos de fazer evento. A programação é cuidadosamente pensada e preparada para aqueles que têm vontade de aprender mais, que sentem a necessidade de renovação, superação, inquietação e de fuga do comodismo.”
O secretário municipal de Educação, Tiago Mello, reforçou a importância da iniciativa para o município e a região. “Ela também conta a nossa história. E não podemos deixar de citar a ex-secretária Mariza Terezinha da Motta Christoff, uma visionária, que esteve à frente da primeira edição e nos deixou neste ano.” Ainda de acordo com ele, a realização perpassa as gestões municipais, sempre com apoio a cada edição. “Na Educação, não construímos coisas, mas pessoas. E quando falamos nessa área não há gastos, mas investimentos.”
LEIA TAMBÉM: Casa Raupp abre as portas para novo projeto em Rio Pardo
Publicidade
Em seguida, o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, lembrou que a educação deve ser prioridade de todos. “Essa aqui é uma grande oportunidade para aprendermos mais. Sairmos diferentes de como entramos. E, para isso, amar o que estamos fazendo é fundamental.” Ao mesmo tempo, o deputado estadual Edvilson Brum propôs mais proximidade com a categoria. “Fiquem à vontade para trazer ideias, sugestões, feedbacks, projetos de lei.”
Ainda na abertura, o presidente da Câmara de Vereadores, Getúlio Martins Silveira Júnior, abordou o trabalho desenvolvido no dia a dia pelos agentes da educação. “Eles cuidam, diariamente, de algo muito valioso para nós: nossas crianças e adolescentes. Por isso, eles têm que ser prioridade absoluta sempre. Que possam ter um presente digno e um futuro acolhedor.”
LEIA TAMBÉM: Reforma histórica: camadas que revisitam o passado do Clube Literário de Rio Pardo
Publicidade
Por último, o prefeito de Rio Pardo, Rogério Monteiro, lembrou do poder transformador do setor. “Todos os países que se tornaram grandes colocaram a educação em primeiro lugar. Precisamos de mais escolas e menos presídios, mais livros e menos armas. Mais do que nunca, a vida precisa de poesia.” A programação para esta quinta, 20, e sexta-feira, 21, pode ser conferida na página da Prefeitura de Rio Pardo no Facebook.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIO PARDO
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade