Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

OPINIÃO

O olhar do produtor: um começo de brilhar os olhos

Alan Toigo, Giovane Weber, Alencar da Rosa e Márcio Souza

Olá, pessoal! Tudo bem? A equipe da 7ª Expedição Os Caminhos do Tabaco saiu de Santa Cruz do Sul no início da tarde desse domingo. Nosso primeiro destino é Arroio do Padre, uma cidade que fica dentro de Pelotas. A partida foi com céu nublado, chegamos até a pegar um pouco de chuva no trajeto, mas a chegada, na Zona Sul do Estado, já foi com céu limpo e a presença do sol. Aproveitamos a oportunidade para dar uma passada na Lagoa dos Patos, em São Lourenço do Sul. Muito vento, mas deu para fazer imagens que mostram o quão lindo é nosso Rio Grande do Sul.

LEIA MAIS: Expedição Caminhos do Tabaco: da estrada para as lavouras

Primeira parada

Na manhã desta segunda-feira, vamos à primeira das nove propriedades que serão visitadas. O anfitrião será o Cláudio André Tessmer. A família está em fase da colheita do tabaco e ele vai nos contar um pouco como é o dia a dia do seu trabalho.

Publicidade

LEIA MAIS: VÍDEO: fumicultor de Arroio do Padre vai diversificar com morangos

Culinária e fé

Um dos destaques que vemos nestas caminhadas é a questão cultural, da culinária em especial. É bonito de ver como costumam manter a tradição, e cada região é única. São coisas que a gente nunca imaginou, desde a cerveja artesanal fabricada por colonos, que bebemos no Paraná, ano passado. Eles plantam tabaco e fabricam a cerveja, uma receita que vem da época dos pais, dos avós, que não tinham muitas opções para comprar. O mesmo é com a comida, que não tinha tanta variedade, coisas que não se encontra em qualquer lugar.

LEIA MAIS: Caminhos do Tabaco: isso tudo é Brasil

Publicidade

A fé é outra peculiaridade. Eles têm imagens de santos, nos quais acreditam, e se sentem fortes, pedem força para ter uma boa safra. Não importa a crença ou a religião, mas uma pessoa sem acreditar é algo complicado. A gente, como colonos, vê na expedição a oportunidade de agregar algum conhecimento à equipe da redação, e a equipe da redação nos agrega com assuntos que não fazem parte do nosso dia a dia. Na expedição, o mais importante é que conseguimos valorizar o principal: o fumicultor, que é o começo de uma engrenagem grande que movimenta o Sul do Brasil.

Foto: Alencar da Rosa

LEIA MAIS: Família planta tabaco há meio século na região Centro-Serra

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.