Olá, pessoal! Tudo bem? A primeira propriedade a ser visitada foi a da família Tessmer, em Arroio do Padre. Uma situação que vimos e não podemos deixar de enaltecer é o fato de que o casal, Cláudio e Simone, tem três filhas: Dienifer, de 22 anos, Amanda, 20 anos, e Deise, 19. As meninas dedicam-se à propriedade e ao trabalho dos pais, fazendo parte do dia a dia da produção. Vemos tantos jovens deixando o meio rural e, lá, observamos essas irmãs com entusiasmo e animação, fazendo um belo trabalho. A mais velha, inclusive, tem um namorado, também da lavoura, que auxilia na propriedade. Acabamos pedindo para elas mostrarem como é o seu cotidiano. Cada uma fez alguma coisa diferente, com muita naturalidade, respeito aos pais e ao avô. É gratificante ver que, quando a educação vem de casa, o ser humano torna-se muito especial. Que sigam esse futuro!
LEIA MAIS: O olhar do produtor: um começo de brilhar os olhos
Seu Alceno e o palheiro
Ainda na família Tessmer, o patriarca Seu Alceno é uma figuraça. Aos 67 anos, não atua mais na fumicultura, mas não deixa de fazer os trabalhos. Tem as suas plantações e nunca para. Tanto é que chegamos para o café oferecido pelos anfitriões e ele nem apareceu, porque já estava na roça. Assim que nos encontrou, bem quietinho, logo foi se soltando. Mostrou com orgulho o que faz. Gravamos um vídeo, que logo será postado, em que estava separando feijão, em um equipamento que ele mesmo montou. Ficou no galpão, em um ambiente mais fresco, ideal para manter as abóboras e morangas. Também fazia um palheiro, mas não com palha de milho e fumo em rolo, como antigamente. Hoje, o fumo é pronto no pacotinho e o palheiro é de papel, bem mais prático. Inclusive, preparou um palheiro para mim. Dei aquela tragada, só na brincadeira, claro, para fazer companhia.
Publicidade
LEIA MAIS: VÍDEO: fumicultor de Arroio do Padre vai diversificar com morangos
LEIA MAIS: VÍDEO: família de Vera Cruz faz a seleção do tabaco em espaço com ar-condicionado
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade