Expedição Os Caminhos do Tabaco

O olhar do produtor: mecanização na lavoura de Burley

Desta vez começamos por casa. De todas as expedições que participei, é a primeira vez que visito uma propriedade de Santa Cruz do Sul. É a casa de Leandro Pedro dos Santos e Daniela, que fica na divisa: a construção em Santa Cruz, mas parte das terras já em Vera Cruz. Descobrimos dificuldade do produtor por ter esse problema, com papéis e documentos, dificultando a obtenção de algum financiamento. Não é empecilho para o trabalho. O jovem casal planta 80 mil pés de tabaco com agricultura familiar e investiu em placas de energia solar e em estufa de carga contínua para baratear o custo.

Também temos benefícios da energia limpa no dia a dia da casa, o que traz benefício para o produtor e é fundamental. Está fechando o primeiro ano e pagamos somente a taxa, o que é mínimo. É um investimento a longo prazo. Incentivo, como tenho, todos os agricultores a fazerem isso, porque é alto, mas com o tempo se paga, pelo custo e pelo conforto, pois podemos adquirir alguns produtos elétricos a mais.

LEIA TAMBÉM: O olhar do produtor: foram 629 quilômetros no primeiro dia

Publicidade

Mecanização na lavoura de Burley

Depois fomos a São Pedro do Sul, a três horas de viagem, onde visitamos o casal Arriel Lüdtke e Patrícia, que é diferenciado dos que já visitamos e vamos visitar. É o único produtor de Burley que visitaremos nessa expedição. Plantam 420 mil pés, com a colheita mecanizada com máquina vinda da Itália. São feitos o corte do tabaco e o corte do pé para pendurar, pois o Burley é espetado em tacos ou com corte na base para pendurar no arame para secar. O investimento foi superior a R$ 1 milhão, em 2017, ao voltar depois de 25 anos no Mato Grosso. Mesmo com tamanha quantidade, a propriedade é familiar, e a utilização da máquina facilita o serviço. Diferentemente de outras, que têm grande galpões, essa conta com estufas menores, como as de morangos, que também servem para a produção de mudas. Isso mostra que, mesmo com valor alto, é possível atuar de maneira empresarial.

Foto: Alencar da Rosa

LEIA TAMBÉM: O olhar do produtor: pé na estrada

Chegamos a Santa Catarina

Nesta quarta-feira, visitaremos uma propriedade em Itaiópolis, Santa Catarina, que serve como referência para pesquisa. Tudo passa primeiro por esse tipo de propriedade para, depois, ir para os demais agricultores.

Publicidade

LEIA OUTROS TEXTOS DA EXPEDIÇÃO CAMINHOS DO TABACO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.