ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

O olhar do produtor: mais um mergulho no universo do tabaco

Uma das visitas das edições anteriores foi na propriedade de Joel Gaedicke (à esquerda na foto), de Linha Santa Fé, em Iraceminha, no Paraná

Olá, pessoal! Tudo bem? E chegamos ao momento de iniciar mais uma Expedição Os Caminhos do Tabaco. Neste domingo, eu e o Alan Toigo, meu colega da página Fumicultores do Brasil, mais uma vez partiremos de Santa Cruz do Sul, na companhia do jornalista Marcio Souza e do fotógrafo Alencar da Rosa, ambos da equipe da Gazeta, para uma jornada pelo universo da produção de tabaco nos três estados do Sul do Brasil.

Para mim e para o Alan, é um grande privilégio fazer parte deste projeto, o qual eu integro já por vários anos. Eu próprio, que vivencio a realidade desse setor como produtor rural e hoje também como influenciador digital, me sinto honrado em poder visitar as propriedades e ali conversar com as famílias, saber de sua rotina e de sua realidade, e depois contar isso tudo para vocês, pelas páginas da Gazeta do Sul, pelo Portal Gaz, pelas emissoras de rádio da Gazeta e também por nossas mídias digitais. Venha conosco nessa viagem!

Publicidade

LEIA MAIS: Caminhos do Tabaco: um roteiro pelo ambiente da produção

Publicidade

Muitas e enriquecedoras histórias de vida

Ao longo da próxima semana, teremos a oportunidade de conhecer (e de contar para vocês) muitas histórias de vida, a exemplo do que já pudemos fazer em anos anteriores. Recordo, por exemplo, das três irmãs, jovens, que na edição de 2022 encontramos na Colônia Cerrito em Arroio do Padre (RS): Dienifer, Amanda e Deise, que aparecem comigo na foto abaixo, são filhas do produtor rural Cláudio André Tessmer. Elas fizeram a opção de permanecer no meio rural e de apostar junto com a família na produção de tabaco, plenamente realizadas com o que fazem.

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

LEIA MAIS: Um roteiro pelo universo do tabaco começa neste domingo

Uma conversa franca com os agricultores

Publicidade

As visitas que fazemos a diferentes propriedades que se dedicam ao cultivo do tabaco nos permitem conhecer e compreender bem de perto, de forma realista, a rotina e as condições de viver e de produzir das famílias do meio rural. É ali, caminhando pela estrada da roça ou pela propriedade ao lado do agricultor, que melhor compreendemos as suas tarefas, as suas angústias e demandas e também o que lhe traz satisfação na profissão que escolheu seguir: de produzir alimentos e matérias-primas, riquezas para sua região e para o Brasil. Guardo na lembrança as conversas que no ano passado pude ter com o produtor Joel Gaedicke (comigo na foto de destaque), de Linha Santa Fé, em Iraceminha, no Paraná, durante a Expedição Os Caminhos do Tabaco 2022. E outras tantas conversas esperam por nós ao longo da próxima semana!

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta