Olá pessoal! Tudo bem? Começaremos neste domingo mais uma edição da Expedição Os Caminhos do Tabaco. É a sétima vez que a Gazeta Grupo de Comunicações mostra em profundidade o trabalho dos fumicultores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A minha primeira oportunidade foi por conta própria, de forma separada da empresa.
No ano seguinte fiz novamente o trajeto, mas já pela Gazeta. Veio a quarta edição e realizamos para o jornal. Na quinta, tivemos a companhia do Romar Beling, do Alan Toigo e do Lula Helfer. No último ano, o Alencar da Rosa passou a fazer as fotos, unindo-se a mim, ao Romar e ao Alan. Agora, vamos Alencar, Marcio Souza – o novato na expedição –, Alan e eu.
LEIA MAIS: Expedição Caminhos do Tabaco: da estrada para as lavouras
Publicidade
Uma recepção calorosa
Um dos destaques para quem faz essa expedição é a forma como somos recebidos nas propriedades, mesmo as mais distantes. Os produtores nos conhecem, sabem da seriedade do nosso trabalho e acompanham a página Fumicultores do Brasil. Assim, nos recebem como se fôssemos conhecidos da vida inteira, mostram a propriedade com ânimo, apresentam o trabalho deles. A gente sai de lá feliz, mas ao mesmo tempo triste. Felizes, porque estivemos em propriedades organizadas, produtivas, mantidas com ânimo, mesmo com todas as dificuldades do campo. Mas ficamos tristes porque dificilmente chegamos ao mesmo local duas vezes. Muitas vezes a distância é longa, chegando a 800 quilômetros aqui da região, não sendo viável estarmos lá a qualquer hora. A vontade seria visitarmos as amizades que fizemos para, volta e meia, conversar e agregar valor ao trabalho que fazem.
LEIA MAIS: Família planta tabaco há meio século na região Centro-Serra
Fumicultores conectados
Os números são cada vez mais expressivos quando falamos na quantidade de pessoas conectadas ao nosso trabalho, em especial, por causa de ações como essa da Expedição Os Caminhos do Tabaco. Na minha primeira participação, a página Fumicultores do Brasil, que represento, chegou a 80 mil seguidores. Isso há quatro anos.
Publicidade
Hoje, depois de muitas novas amizades, muitas propriedades visitadas e histórias contadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, já temos 407 mil seguidores. É um espaço com troca de informações e de experiências e uma forma que temos de manter contato com todos aqueles com quem conversamos, mesmo que estejam bem distantes.
LEIA MAIS: Irrigação: um antídoto contra a estiagem
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade