Foram seis dias de viagem, oito propriedades visitadas e três estados percorridos. Quanta informação e história contadas na Gazeta do Sul e, nos próximos dias, na página Fumicultores do Brasil. Satisfação em ter comigo Marcio Souza, pelo segundo ano; Alencar da Rosa, pelo terceiro ano; e Alan Toigo, meu colega da página Fumicultores do Brasil, desde o início das expedições. A gente pernoitou em Rio Grande, com amanhecer ao lado da Lagoa dos Patos. Mostra a grandeza do nosso País, do nosso Estado, em recursos e beleza naturais, que a gente nem se dá conta.
LEIA TAMBÉM: Caminhos do Tabaco: hora de ouvir o que o campo tem a dizer
Em Turuçu, no Sul do Estado, estivemos na propriedade da agricultora Joice e do marido Delmar. Com os demais integrantes da casa, cultivam tabaco como renda principal, mas neste ano colocaram soja em 6 hectares, fazendo a diversificação.
Publicidade
Fazem o escalonamento da plantação, escolhendo as melhores áreas. Tiveram grande prejuízo, primeiro pelo frio, depois a seca. Agora, as chuvas voltaram e fizeram reviver a plantação, mas não vai render como deveria, pois sempre tem a perda que não se recupera. A colheita segue.
Grande quantidade está em meio pé para cima, o que vai terminar só em março. É comum na região. Tem casos que vão até abril. Gravamos sob uma figueira. O pai de Joice, Aldino, contou do entusiasmo sobre a diferença do trabalho no passado e atual. Claro que isso tem um custo.
Finalizamos em Vera Cruz, na propriedade do jovem casal João e Luana. Aos poucos, reerguem o espaço. Começaram com 27 mil pés e estabilizaram em 50 mil, que é o que sustenta. Conseguiram uma produção normal neste ano, sem sofrer com o clima, o que proporciona uma boa safra, sem exageros e prejuízos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Expedição Caminhos do Tabaco: os meios para contornar crises e aumentar a renda
Agora, vão comercializar e focar numa boa venda para finalizar o pagamento da propriedade e o que precisa ser ajustado. Jovens, dedicados à agricultura e com pensamento de que a propriedade é uma empresa. Eles têm compromisso com o cuidado do solo, usando a adubação verde com feijão mucuna, que foi conseguido, pela internet, de outro estado.
Assim nos despedimos da oitava propriedade. São histórias e conhecimento enormes adquiridos pela equipe, engrandecendo o trabalho da Gazeta e o nosso em valorizar a fumicultura, mas em especial o fumicultor, que é um agricultor também.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.