Colunistas

O mundo traduzido em fotografia

Este sábado oferece oportunidade especial para homenagear uma importante categoria profissional, cuja atuação está, desde os primórdios, profundamente identificada com as comunicações, com o exercício do jornalismo. Neste 19 de agosto comemora-se o Dia Mundial da Fotografia, em alusão específica à apresentação, em 1839, do daguerreótipo, uma espécie de precursor das máquinas fotografias, realizada na Academia de Ciências da França. Desde então, e já por mais de 180 anos, a possibilidade de captar instantâneos de paisagens, pessoas, eventos permitiu que a nossa sociedade eternizasse tais imagens, a ponto de, ao lado de seu caráter utilitário e histórico, ter-se nessa área uma arte.

A Gazeta do Sul, e posteriormente as demais unidades de produção de conteúdo da Gazeta, sempre tiveram na fotografia (logo, na atuação de profissionais fotógrafos) uma de suas preocupações centrais. A saída de uma equipe a campo, na elaboração e na produção de reportagens ou na cobertura a eventos ou a acontecimentos em todas as editorias, sempre envolveu a parceria entre um jornalista, responsável pelo texto, e um fotógrafo, para a captação das imagens a serem agregadas a esse conteúdo, permitindo ao leitor conhecer o ambiente e os personagens referidos.

Mais recentemente, à medida que inovações tecnológicas foram introduzidas no universo da comunicação, tanto para o impresso quanto para o meio digital, e muito especialmente com os portais de notícias e a exploração das mídias sociais, à fotografia uniu-se o vídeo. Assim, hoje fala-se em audiovisual, quando o fotógrafo elabora ao mesmo tempo fotos e vídeos. E é a esses profissionais, os nossos colegas fotógrafos, ou especialistas em audiovisual, o que implica ainda na posterior edição de todos esses materiais, que este sábado homenageia.

Publicidade

Nesta edição, nas páginas centrais, o jornalista Ricardo Gais e o fotógrafo Alencar da Rosa detalham uma ação especial que outro mestre da fotografia, o professor Alexandre Borges, realiza em parceria com a Livraria e Cafeteria Iluminura. No ambiente desse estabelecimento, Borges expõe, de forma festiva, alguns exemplares de sua coleção de máquinas fotográficas, entre as quais inclusive um daguerreótipo! É com as reflexões de Borges sobre a arte da fotografia que a Gazeta do Sul homenageia, nesta data, a todos os profissionais desse segmento.

E, claro, não poderíamos deixar de mencionar, nessa ocasião, os fotógrafos que hoje atuam diretamente em nossa equipe de Redação Integrada, como colegas na rotina diária de elaboração de conteúdos e no exercício do jornalismo, nesta missão que é: comunicar. A eles, aos nossos colegas fotógrafos, os parabéns pela data e o nosso muito obrigado pelo empenho em honrar diariamente essa importantíssima atividade, que é, também, arte.
Uma boa leitura, e um bom final de semana para todos.

LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

caroline.garske

Share
Published by
caroline.garske

This website uses cookies.