A comunidade de Santa Cruz do Sul e a do Vale do Rio Pardo, muito especialmente os envolvidos com a área da educação, vivenciarão uma semana, a próxima, com agenda intensa em torno da celebração da leitura e da cultura. A 35ª Feira do Livro e a 1ª Festa Literária Internacional, que se iniciam na segunda-feira, trarão à região um timaço de escritores como talvez ainda não foi testemunhado, em um curto espaço de tempo, ao longo de toda a história regional. Autores locais, estaduais, nacionais e internacionais serão mobilizados a fim de vir até Santa Cruz para compartilhar suas obras e conhecimentos.
Justamente por essa amplitude de olhares e abordagens, é praticamente impensável que se queira imaginar, para a próxima semana, um educandário digno desse nome e que não se esmere em autorizar seus alunos a prestigiarem ou curtirem, em mais de uma ocasião, a programação na Praça Getúlio Vargas. Ou, inclusive, em levar seus alunos até o local, para conversar com escritores e com livreiros. O que a feira vai proporcionar, em termos de acesso a saber e a informação, em apenas uma semana, talvez valha por um semestre inteiro apenas com conteúdos estabelecidos em sala de aula. Afinal, como bem sabe um professor, e mais ainda um bom estudante, é no amplo, livre e irrestrito acesso ao livro que a expansão de conhecimento se faz, e isso inclusive para os próprios docentes.
LEIA TAMBÉM: Memórias de uma mestre absoluta do jornalismo mundial
Publicidade
A exemplo de toda a comunidade, a própria Gazeta, por meio de todas as suas plataformas, prepara-se para uma arrojada cobertura de todas as atividades associadas à feira e à Festa Literária Internacional. É de compreender que o fomento à leitura (em sentido amplo) é inerente à própria essência de um veículo de imprensa, e constitui a sua missão primordial, por se irmanar com a comunicação, em jornal, portal e rádio.
No período que antecede o evento, quase duas dezenas de páginas (o equivalente a uma edição inteira, diária, do jornal) foram dedicadas a repercutir a programação, com destaque para entrevistas com as personalidades homenageadas. A patrona, a escritora Martha Medeiros; a homenageada, a professora e escritora Marli Silveira; e o incentivador da leitura, o professor Elenor Schneider, concederam entrevistas a nossos profissionais. Martha conversou uma vez mais com nossa equipe na edição de quinta-feira, Marli concede entrevista nesta edição (bem como a escritora venezuelana María Elena Morán, que está no suplemento Magazine); e Schneider terá sua atuação repercutida na edição de segunda-feira.
Todo esse acompanhamento será intensificado na próxima semana, com o detalhamento das atividades, muito especialmente no que concerne aos lançamentos de livros, cuja agenda talvez seja a mais ampla já registrada na história de todas as feiras do livro locais. Que a comunidade possa desfrutar ao máximo desses dias de celebração do saber. Bom final de semana e, claro, boa leitura!
Publicidade
LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.