Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Casa

O momento para investir na construção em contêineres

Com o aumento da procura por materiais sustentáveis na área da construção civil, os contêineres têm sido uma opção para construir sem causar danos ao meio ambiente. Disponíveis nas versões seco ou refrigerado, podem ser utilizados para a criação de casas, escritórios, restaurantes, armazenagem de produtos em frigoríficos, supermercados e empresas de eletrônicos ou qualquer outro material. 

Em algumas cidades da Europa e Ásia o conceito já é difundido e bairros são construídos apenas reutilizando contêineres, que são descartados do transporte marítimo após cerca de dez anos de uso. Produzido com ferro, ele assume novos formatos facilmente, se adequando a inúmeros projetos de arquitetura. “É preciso apenas fazer o corte nas chapas e soldas necessárias. A partir daí é possível desenvolver espaços aconchegantes e modernos com diversos revestimentos, iluminação e outros detalhes como um imóvel de alvenaria, porém, de forma mais rápida e com menos impacto ao meio ambiente, já que reutiliza algo que seria descartado. Com isso deixamos de usar tijolo, areia, cimento, água e outros materiais que impactam tanto na produção quanto no descarte na natureza”, explica o proprietário da Total Storage Brasil, Pérci Hultmann.

Ele ainda comenta que o produto chama a atenção não só pela versatilidade e pelo conceito sustentável, mas pelo baixo custo. “Ele está deixando de ser visto como um quebra-galho para ser protagonista nos canteiros de obras, com custo em média 30% menor que em uma construção convencional”, afirma.

Publicidade

As arquitetas Denise Leal Ribas e Carolina Leal Ribas, da Leal Ribas Engenharia e Arquitetura, que projetaram em parceria com a Total Storage Brasil um ambiente em contêiner durante a Casa Cor Paraná 2014, sempre tiveram a vontade de criar um projeto com esse método construtivo e precisaram pesquisar muito para chegar a um resultado que aliasse beleza e sustentabilidade. “Com esse trabalho mostramos como a arquitetura pode e deve ser desenvolvida em conjunto com a sustentabilidade, provando que é possível compor ambientes confortáveis e funcionais sem deixar de lado a preservação do meio ambiente”, explica Denise Leal Ribas.


Projeto da Leal Ribas Engenharia e Arquitetura durante a Casa Cor Paraná. Imagem: Divulgação.

A versatilidade também permite que ele seja aplicado ao uso comercial. De olho na tendência da mobilidade, diversas empresas estão migrando para os contêineres, seja para loja ou para base de apoio. Foi o caso do empresário Henrique Justus, que escolheu um contêiner para montar a cozinha fixa do food truck My Way. “A ideia do food truck é ter uma empresa 100% itinerante. Com a cozinha contêiner podemos passar um mês em outra cidade, por exemplo, com toda a estrutura que temos na casa, principalmente a câmara fria, que por ser um contêiner refrigerado, o custo ficou muito mais acessível”, acrescenta Justus.

Publicidade

A preocupação com o processo de construção também precisa ser pensado a longo prazo. Nos casos em que o terreno é alugado, a facilidade de mudança é um ponto positivo, pois é possível levar o contêiner junto, enquanto que com a construção em alvenaria, a obra ficaria para o proprietário do terreno. Além disso, a arquiteta Denise Leal Ribas ressalta que se levar em conta os custos de uma construção iniciada do zero, as obras com o contêiner são relativamente mais vantajosas, tornando-se mais atrativa para os empresários.

Com informações da Prime Comunicação.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.