ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

“O mais urgente é definir uma âncora crível”, afirma economista

Geral Tá na Hora

Para uma das economistas mais respeitadas do Rio Grande do Sul, apresentar uma âncora fiscal como substituição ao teto de gastos e garantir que o novo instrumento seja capaz de recuperar a confiança dos investidores é o maior desafio da reta inicial da terceira gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo Patrícia Palermo, ainda há receios sobre os rumos da política econômica.

Doutora em Economia pela Ufrgs, Patrícia, que presta consultoria para diversas entidades e empresas, reconhece o bom desempenho na condução econômica no primeiro mandato de Lula, mas é crítica às políticas adotadas a partir do final do segundo mandato e, sobretudo, na gestão de Dilma Rousseff (PT).

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Ministros nomeados por Lula abrem 13 vagas no Congresso Nacional

Publicidade

Conforme ela, embora a equipe que tomou posse nesta semana possua nomes que entusiasmam o mercado, como Geraldo Alckmin, Simone Tebet e Bernard Appy, há preocupação com os sinais de uma postura mais intervencionista. “Não sei se serão dominados pelo passado ou vão deixar que o futuro dite o que vamos ver”, comentou.

Ainda que considere “uma pena” a retirada de oito estatais do plano de privatização, incluindo Petrobras e Correios, Patrícia disse que a medida já era esperada. Na visão dela, a decisão do governo de prorrogar a desoneração sobre combustíveis se deu por uma preocupação de não gerar mais pressão inflacionária.
De acordo com Patrícia, a âncora, prometida pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad para o primeiro semestre, não pode servir apenas para acalmar no mercado, e sim buscar um crescimento econômico sustentável.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Governo Lula não voltará com imposto sindical, diz ministro do Trabalho

Publicidade

Entrevista

LEIA TAMBÉM: Despacho de Lula barra privatização da Petrobras e de outras empresas públicas

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta