Uma dieta saudável é fundamental para a saúde. Sua importância é tamanha que existe um órgão, ligado às Nações Unidas, especialmente dedicado aos problemas de nutrição da população mundial, que se chama Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). É pela comida que o corpo recebe nutrientes, como as vitaminas, sais minerais, carboidratos, gorduras e proteínas, sem os quais ele não funciona bem. Uma alimentação saudável e balanceada é o que vai fornecer ao organismo todos os nutrientes nas quantidades necessárias.
Nesse contexto, fica clara a importância do nutricionista, profissional que conhece os alimentos e seu papel no organismo e estará pronto para orientar sobre o que comer para manter a saúde e o bem-estar. É preciso salientar que a pessoa nunca deve seguir uma dieta por conta própria, só porque pesquisou por ela na internet, porque deu resultado para alguma celebridade, ou porque um amigo fez e emagreceu. Isso é colocar em risco a própria saúde.
LEIA TAMBÉM: Dicas para uma alimentação saudável na correria do dia a dia
Publicidade
A nutricionista da Clínica Antonio’s, Marília Klafke de Souza, especialista em comportamento alimentar, diz que o melhor momento para procurar um nutricionista é quando nota-se um certo descontrole ao comer, quando percebe-se que o comer emocional está muito presente no dia a dia, quando existe medo ao se alimentar e mesmo quando a relação com o espelho não estiver legal. Segundo ela, esse profissional tem como papel principal entender a relação do paciente com a comida, desde os motivos que o levam a comer, as escolhas alimentares que faz até o porquê de não conseguir parar de comer mesmo estando saciado.
“É a partir daí que o profissional, junto com o paciente, vai iniciar o processo de mudança do comportamento alimentar, ensinando-o a ter autonomia alimentar e conseguindo respeitar sua fome e saciedade, assim como suas vontades, sem sentir medo ou culpa ao comer”, destaca.
LEIA TAMBÉM: Feiras são fonte de renda e alimentação saudável
Publicidade
Marília explica que uma alimentação equilibrada vai muito além de comer produtos saudáveis. Ela envolve ter autonomia alimentar para respeitar os sinais internos de fome e saciedade e também as necessidades do corpo. A alimentação saudável é diferente para cada pessoa, pois é um processo individual de estar em paz com a comida e consigo mesmo.
E complementa: “Comer de forma tranquila e equilibrada, sem sentir medo ou culpa, é emocional e mentalmente libertador. E os benefícios são sentidos por todo o nosso corpo, afinal, ficamos mais tranquilos, o nosso organismo funciona melhor, temos um sono de qualidade, fazemos as pazes com o espelho, ou seja, desenvolvemos hábitos saudáveis e conseguimos sustentá-los a longo prazo. Literalmente mudamos a nossa vida, a partir da forma como nos alimentamos”.
LEIA TAMBÉM: Presença do profissional garante mais qualidade para a merenda escolar
Publicidade
Exemplos de pessoas que se beneficiam ao procurar um profissional:
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.