Santa Cruz do Sul

O impacto na vida de quem está envolvido com a Unisc

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) é formada por pessoas. Ao todo, são mais de 8 mil alunos nos cinco campi, envolvidos em cursos técnicos, graduação, especialização, mestrado e doutorado, nas modalidades presencial e EAD, além de 718 funcionários e 398 professores. E muitas dessas pessoas que estão hoje, dentro da Unisc, comemorando os 30 anos, já têm uma trajetória de envolvimento.

Uma delas é do Engenheiro Mecânico, formado pela instituição, e ex-colaborador dos laboratórios de Engenharias da Universidade, Luiz Barbieri. Após essa relação como aluno e colaborador, em 2015, ele ingressou com uma startup na Incubadora Tecnológica (ITUnisc). Depois de todo o processo de incubação, a startup ficou instalada no Parque Científico e Tecnológico Regional da Unisc (TecnoUnisc). Aí já se vão sete anos. “A Unisc e a Incubadora tiveram total influência e relevância sobre o que a Owntec é hoje. Me considero um filho da casa”, disse ele, que é fundador e CEO da Owntec.

LEIA TAMBÉM: Rafael Henn aborda avanços e planos da Unisc

Publicidade

A empresa atua em duas frentes principais: uma é a Educação, que alia a teoria com a prática em laboratórios de Engenharias. A outra frente da empresa, a principal, é a Geotecnia, que realiza ensaios com equipamentos para o estudo de solos, misturas asfálticas, mineração, contenção de encostas em áreas de risco e, até mesmo, o fundo do mar. Já são mais de 100 clientes no Brasil, com presença em 23 estados, entre empresas privadas e instituições de ensino públicas e privadas. Barbieri diz que já projeta uma ampliação da parceria até 2029. Em torno de 96% da sua equipe têm ou tiveram alguma relação com a Unisc. “O sentimento é de realização e gratidão por atingirmos o ponto em que estamos hoje. A régua sobe, os desafios chegam”, disse ele.

A arte que transforma vidas

Quando tinha 12 anos, a mãe da Malu Geske Muller viu em uma parada de ônibus na Unisc um anúncio de vagas na escola de música da Universidade. Chegando em casa, a mãe perguntou se ela não queria participar. Com o retorno positivo, a escolha pelo instrumento, um violino, foi um incentivo da mãe. Depois, também tocou na orquestra da Unisc, quando ainda era Orquestra Jovem. “Continuei tocando por cinco anos, período em que fui bolsista na orquestra. Depois, assumi como secretária no Núcleo de Arte e Cultura da Unisc”, relembrou.

LEIA TAMBÉM: Busca pelos serviços reforça o caráter comunitário

Publicidade

Nesse intervalo de tempo, com 18 anos, começou a cursar graduação na área de Arquitetura e Urbanismo. E foi durante a pandemia que ela resolveu mudar de curso e passou para uma área que também tem a arte envolvida: a culinária. Em 2023, Malu colou grau em Gastronomia pela Unisc. “Acho que se eu não tivesse entrado na escola de música, aos 12 anos, não estaria aqui hoje. Aqui tenho contato direto com a música, arte e cultura, áreas que eu sempre gostei. Então, estar na Unisc fortaleceu isso. Me desenvolvi como pessoa e posso dizer que foi transformador para mim”, observou

Sonho de criança realizado na Unisc

A história de Eduarda Michel Bartz, de 18 anos, com a Unisc, começou quando ela ainda tinha 4 anos de idade. Naquela época, passou a utilizar os serviços de odontologia oferecidos pela Universidade, ocasião em que teve contato com estudantes, professores e funcionários, e se apaixonou pela instituição e pela área. “Sempre fui muito tagarela e conversava com todo mundo. Também tinha muita curiosidade em saber como funcionavam os equipamentos, a finalidade deles”, contou.

Foi a partir dessa experiência que Eduarda começou a sonhar com a possibilidade de cursar odontologia na Unisc, o que se concretizou no início desse ano. Hoje ela estuda e convive com pessoas que a conhecem desde quando ela era pequena, o que faz com que se sinta literalmente em casa. “Posso definir a Unisc na minha vida como mudança. A Universidade me ajudou a ver o que eu poderia me tornar, que rumo eu poderia tomar. E quando eu decidi cursar Odontologia, não me passou pela cabeça estar em outro lugar que não fosse a Unisc. Está sendo incrível”, disse ela que já aguarda ansiosa pelo próximo semestre, quando começará a ter mais contato com a comunidade.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: As gestões que tornaram a universidade sólida

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

caroline.garske

Share
Published by
caroline.garske

This website uses cookies.