Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DICAS DO ROMAR

O homem testa os seus limites em plena Groenlândia

Há territórios inóspitos em várias regiões da Terra. Poucos tão difíceis para a sobrevivência humana como o Círculo Polar Ártico, o extremo oposto do planeta em relação ao sul, que habitamos. Isso não significa que não existam povos que, a exemplo dos demais lugares, sintam-se em casa por lá. São os inuítes, ou inuit, da nação esquimó, que vivem e convivem no gelo, sob temperaturas e clima extremos, por toda a sua vida.

LEIA TAMBÉM: A América vista pelos escritores vindos da Europa

E é para uma dessas áreas, a Groenlândia, imenso ambiente de gelo, montanhas e mares bravios, que nos leva um explorador dinamarquês, Ejnar Mik-kelsen, no livro Contra o gelo: uma história de sobrevivência no Ártico, da Edições 70, com 260 páginas, a R$ 79,00. O livro também foi adaptado para a Netflix. Na verdade, a aventura real que ele narra ocorreu entre 1909 e 1912, quando, ao lado de uma equipe, liderou expedição cujo objetivo era encontrar e recuperar documentos deixados por um explorador anterior. A missão tivera o propósito de comprovar que a Groenlândia é um território único, e não duas partes, como aventavam os Estados Unidos, interessados em anexar a seção do oeste. Sendo um território só, como de fato é, pertenceria à Dinamarca, da qual é uma possessão.

Publicidade

No final das contas, Mikkelsen e seu único companheiro de andanças, Iver Iversen, precisam suportar o clima impiedoso por muito mais tempo do que planejavam. Submetendo-se a provações inimagináveis, avançam pelo gelo, suportam tempestades, tudo para, imbuídos do espírito de aventura, cumprir uma missão. De estarrecer!

LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.