Regional

O guardião da facção: saiba detalhes sobre o responsável por cuidar de sítio para Os Manos

Natural de Rio Pardo e sem antecedentes policiais. Totalmente fora de suspeita, o homem responsável por cuidar de um sítio para a facção Os Manos tem 32 anos. Ele foi preso por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo nessa sexta-feira, 21, em uma megaoperação da Polícia Civil da região. Embora outros membros do grupo criminoso tivessem ciência sobre a propriedade, ele era o único que sabia a localização exata dos tonéis. Na chegada dos agentes ao local, no interior de Rio Pardo, o homem negou que havia itens ilícitos enterrados.

LEIA MAIS: Fuzil AR-15 de membro da facção Os Manos é apreendido durante megaoperação da Draco

“Ele não ajudou em nada. Simplesmente alegava que não existiam drogas, que estávamos loucos. Mas felizmente tivemos êxito e competência para, num mato muito extenso, com a perseverança dos nossos agentes e com muito resiliência, encontrar as drogas, arma, munições e carregadores. Fica um elogio para minha equipe. O resultado veio em mais uma operação importante da Polícia Civil para o Vale do Rio Pardo”, enfatizou o delegado regional Luciano Menezes, que acompanhou a ação.

Publicidade

Investigação já durava meses

Segundo o delegado, a identificação do sítio como ponto de armazenamento de drogas decorre de cerca de seis meses de investigação. “O homem preso tinha a função de armazenar, enterrar e desenterrar as drogas. É o guardião dos tonéis. Só ele sabia onde estavam enterrados. Mas não é o distribuidor. Isso é feito por um parente dele.”

LEIA: FOTOS, VÍDEO E ÁUDIO: megaoperação desmantela sítio do crime no interior de Rio Pardo

Conforme Menezes, esse parente, que por ora está em liberdade, é o único indivíduo que tinha credencial para ir até a propriedade em Rincão Del Rey, buscar as drogas e distribuir nas bocas do tráfico de Santa Cruz. “Ele faz o chamado ‘corre’. Busca dinheiro, distribui e abastece as bocas. Vamos buscá-lo também. Com as provas que produzimos, queremos pedir a prisão preventiva dele para fazer companhia ao parente preso nessa sexta-feira”, complementou.

Publicidade

Um terceiro envolvido, considerado o verdadeiro chefe do bando e que integra o primeiro escalão da facção Os Manos, comandava o esquema de distribuição de drogas a partir do sítio. Ele está recolhido no presídio. Os nomes do preso e dos outros dois já identificados pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) como membros do grupo criminoso não foram revelados pelas autoridades policiais.

A operação

A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Cruz do Sul apreendeu drogas, um fuzil e munições em uma megaoperação. A ofensiva, que contou com apoio da 2ª Delegacia de Polícia Civil, ocorreu em cumprimento a mandado de busca e apreensão no interior de Rio Pardo.

Foram apreendidos 30 quilos de maconha (em 42 tijolos) e 6,5 quilos de cocaína pura. Os entorpecentes estavam escondidos em meio a matagais, dentro de tonéis enterrados. Essa foi a maior apreensão do ano feita pela delegacia especializada, comandada pelo delegado Marcelo Chiara Teixeira.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.