Este é mais um daqueles finais de semana que se convenciona dizer que ficarão para a história. As eleições que acontecem neste domingo, 6, mexem com a expectativa e a rotina em cada município brasileiro, e não é diferente na região. A escolha dos representantes do povo para a Prefeitura e para a Câmara de Vereadores constitui um dos maiores exercícios da democracia e da cidadania, uma vez que determina os rumos de cada uma das localidades, no campo e na cidade, pelos quatro anos seguintes.
Ao contrário da escolha de representantes em níveis estadual e federal, com os quais nem sempre a população convive ou tem contato no cotidiano, no município a convivência é quase diária; logo, a apresentação de demandas ou a cobrança por soluções ocorrem com frequência nos espaços públicos.
Ao longo das últimas semanas, a equipe de produção de conteúdo das diversas plataformas da Gazeta Grupo de Comunicações desdobrou-se em esforços a fim de informar amplamente a comunidade, em Santa Cruz do Sul e na região, para o bom exercício da cidadania nesse pleito. Os candidatos puderam expor suas ideias e planos, eventos foram organizados nos quais eles detalharam esses projetos, e representantes e lideranças de entidades foram ouvidos no sentido de que pudessem apontar sugestões de melhorias. Isso foi feito tanto pelas páginas da Gazeta do Sul quanto no Portal Gaz e nas rádios que integram o grupo.
Publicidade
O empenho editorial culmina em um material que traz todos os dados acerca dos candidatos, para que os eleitores tenham amplo conhecimento sobre locais de urnas e as opções de que dispõem na hora de decidir seu voto. Cabe desejar que tudo transcorra com o máximo de normalidade, para o pleno coroamento da campanha, e à altura do que se espera de uma sociedade pautada pelo respeito, pela coerência e pela convivência harmônica. A decisão do povo, via urnas, é soberana, e nesta segunda-feira, 7, a Gazeta do Sul trará, em sua edição, a repercussão sobre o pleito em Santa Cruz e na região.
Fica, como elemento de reflexão na véspera dessa data tão importante, uma máxima que nunca é demais repetir. Que a população, em cada município, saiba escolher a partir de parâmetro muito simples: “precisa-se, nas funções públicas, de pessoas que ajudem a resolver os problemas, e não de pessoas que ajudem os problemas, ou que até venham a criar ainda mais problemas além dos que a sociedade já enfrenta”. Se cada eleitor, na hora de sair de casa e se dirigir ao seu local de votação, pautar-se por tal parâmetro, é certo que ajudará, no exercício da cidadania, a conformar um cenário para a busca de mais qualidade de vida e a construção de um futuro melhor.
Que todos possam cumprir com pleno êxito seu direito inalienável de contribuir para idealizarmos o futuro.
Publicidade
LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade