Desde esta sexta-feira, dia 28, os livros novamente reinam na Praça da Alfândega, no coração do centro histórico de Porto Alegre. Com a 68ª Feira do Livro, que se estende até o dia 15 de novembro, um dos mais populares e democráticos ambientes públicos da capital torna-se ainda mais popular e democrático. E voltado ao fomento ao saber e ao conhecimento. Sob o slogan “Uma boa festa tem história”, o evento presta uma homenagem aos 250 anos de Porto Alegre, comemorados em março de 2022.
Por lá, em meio a ampla e variada programação, um poeta e escritor retorna a sua cidade natal para ser a estrela maior desta edição. Carlos Nejar, aos 83 anos, é o patrono: recebe essa homenagem que, se é um tanto tardia em relação a inúmeros outros autores, mais jovens, já agraciados, conforma uma feliz coincidência. Ele é o escolhido pela Câmara Rio-grandense do Livro imediatamente em sequência a seu filho Fabrício Carpinejar, 50 anos, que fora o homenageado em 2021. Nejar talvez seja o último de sua geração, entre os seus contemporâneos, oa que alcançaram ampla projeção no mundo das letras, a ser escolhido para essa distinção. Lacuna agora devidamente corrigida.
LEIA TAMBÉM: Salve, Jorge (Furtado)
Publicidade
Além da dedicação à literatura, como um dos mais prolíficos autores brasileiros, com obra que já supera os 100 livros publicados, Nejar é graduado em Ciências Jurídicas e atuou como procurador de Justiça. Radicou-se nas imediações de Vitória, no Espírito Santo, ao lado da esposa Elza, e é membro da Academia Brasileira de Letras, para a qual foi eleito em 1988.
Anteriormente, entre 1964 e 1979, ele foi casado com a também poeta Maria Carpi, que fora a patrona da Feira do Livro de Porto Alegre em 2018. Carlos e Maria tiveram quatro filhos, entre os quais o jornalista e escritor Fabricio, que, no nome artístico, homenageia os pais ao unir os sobrenomes Carpi e Nejar. Agora, a família é triplamente celebrada pela feira da capital: primeiro a mãe, depois o filho e agora o pai.
E o evento, em sua edição de 2022, projeta uma excelente afluência de público, tanto para conferir as ofertas nas 71 bancas, entre literatura em geral e infanto-juvenil, quanto para acompanhar a programação paralela de palestras, debates, sessões de autógrafos e espetáculos artísticos. A feira da capital costuma ser uma oportunidade valiosa, única, para garimpar títulos de literatura nacional e internacional a valores muito acessíveis, por vezes inclusive obras há anos fora de catálogo nas editoras.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Premiação e até logo, Santa Cruz
Durante os 20 dias de realização estão previstas 552 sessões de autógrafos. Como de praxe, autores estrangeiros visitarão a praça, entre os quais o norueguês Geir Gulliksen, autor de História de um casamento; e a argentina Florencia Bonelli, autora de O feitiço da água.
Dos autores nacionais, destaque para a escritora Noemi Jaffe, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura com Lili e autora de O que ela sussurra. Entre os gaúchos, com dezenas de nomes na agenda, estará a escritora Leticia Wierzchowski, que foi a patrona da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. Daniel Galera, José Falero, Samir Machado de Machado e um amplo time também representam o Estado. Um dos motes para a promoção de palestras e atividades, como referido, são os 250 anos de Porto Alegre.
Publicidade
Serviço
O quê: 68ª Feira do Livro de Porto Alegre
Quando: a abertura foi nesta sexta-feira, e o evento se estende até 15 de novembro
Onde: na Praça da Alfândega e em espaços culturais do entorno, no centro histórico de Porto Alegre
Publicidade
Horários de funcionamento: área geral, das 12h30 às 20 horas; e área infantil e juvenil, as 10 às 20 horas
Em destaque: palestras, sessões de autógrafos, mesas-redondas e atrações culturais diversas
Para maiores informações: feiradolivro-poa.com.br, onde também está a programação diária completa
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EDITORIA DE CULTURA E LAZER
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!