Quem passa pela Rua Venâncio Aires, esquina com a 7 de Setembro, sempre tem a atenção roubada pela magnífica Igreja Evangélica da IECLB, considerada a maior em estilo neoromântico na América do Sul. E quem olha para o alto, depara-se com o belíssimo galo do tempo (Wetterhahn) que adorna a torre.

O primeiro templo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil situava-se na Rua Borges de Medeiros, esquina com a Tenente Coronel Brito, aberto aos cultos em 1866. Quando o espaço se tornou pequeno, a comunidade construiu uma nova igreja, na Rua Venâncio Aires. A obra, executada pela construtora Schütz & Hoelzel, de Santa Cruz, foi inaugurada em 30 de novembro de 1924.

Muitos objetos da antiga igreja foram recolocados no novo templo, entre eles o galo dos ventos. A instalação nas torres é uma tradição das igrejas luteranas e católicas e remonta à Idade Média. Diz a lenda que o galo, na parte mais alta da cidade, espantava os maus espíritos e a protegia das tempestades. Para os antigos, a ave também era símbolo da vigilância, pois acordava antes de todos, até mesmo do sol. Como o galo era chamado de profeta do tempo, costuma-se combiná-lo com a rosa dos ventos, que indica a direção dos ventos, tradição mantida até hoje.

Publicidade

Quando da restauração do templo, entre 1999 e 2004, a comunidade decidiu retirar o galo antigo, que por mais de um século ficou exposto ao tempo e estava bastante deteriorado. Inclusive, nos anos 1980, havia sido atingido por um raio, sendo necessária a presença dos bombeiros para removê-lo antes que caísse.

O novo galo, assim como a rosa dos ventos, foi confeccionado em bronze e deverá durar por muitos anos. Há poucos dias, ao transitar em frente da igreja, a repórter fotográfica da Gazeta, Rafaelly Machado, não resistiu e captou uma bela imagem da decoração.

Igreja Evangélica do Centro foi inaugurada em novembro de 1924
Bombeiros auxiliaram na retirada do antigo Wetterhahn

LEIA MAIS COLUNAS DE ZÉ BOROWSKY

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.