A necessidade de espantar a má fase coloca um ingrediente altamente explosivo no duelo do Internacional contra o vice-lanterna do Brasileirão, o Santa Cruz, neste domingo, às 16 horas, no Arruda, em Recife. O Colorado quer interromper uma sequência de cinco jogos sem vencer – foram quatro derrotas e um empate. Caso emende o sexto tropeço seguido no campeonato nesta 14ª rodada, o técnico Argel Fucks pode ser demitido do cargo que ocupa há pouco menos de um ano. Uma vitória em Pernambuco, além de aliviar a pressão sobre o treinador, devolve o time gaúcho ao G-4, a zona que leva à Copa Libertadores da América 2017, ao menos até terça-feira, quando o Santos, quarto colocado, enfrentará o líder Palmeiras no clássico paulista.
O clima pesou de vez no Beira-Rio com a derrota de 1 a 0 para o arquirrival Grêmio no domingo passado, em casa. Na corda bamba, Argel promove duas mudanças em relação à equipe que iniciou o clássico. O armador Gustavo Ferrareis entra no meio-campo no lugar do volante Fernando Bob. O centroavante argentino Ariel faz a sua estreia e, com isso, o meia venezuelano Seijas vira opção na reserva. As trocas foram indicadas desde quinta-feira e reforçadas na manhã dessa sexta, antes da viagem para Recife.
Na primeira parte da movimentação no CT do Parque Gigante, Argel priorizou o trabalho de ataque contra defesa, onde seis jogadores ofensivos enfrentavam seis defensivos com o objetivo de marcar o gol. Enquanto uma parte do elenco participava da atividade tática, outra exercitava finalizações. Depois, o comandante orientou um treino técnico em campo reduzido.
Publicidade
Argel não se sente incomodado pelo mau momento da equipe. “Não me preocupo com o cargo. Só procuro fazer meu trabalho. Não mudei em nada a forma de conduzir. Temos, agora, uma sequência ruim. Sou o mesmo ganhando, perdendo ou empatando. Estou pressionado desde quando cheguei. Se não ganhasse os dois, três primeiros jogos, certamente sairia. Meu trabalho é muito seguro, forte. A sequência é ruim e eu reconheço. Começamos muito bem e se vendeu uma ilusão de um time que brigaria pelo título, mas não por nós. Antes a imprensa dizia que brigaria para não cair. Não comemoro muito, nem faço tempestade em copo d’água. Não me preocupo com emprego. Ganhei dois títulos em 11 meses. Caso isso ocorra (demissão), não fico uma semana parado e já estarei trabalhando”, garantiu.
Argel criticou a direção pela demora nas contratações. “Até demorou para chegar os reforços. E foram dois. Deveriam ter chegado antes. Eles chegaram a um time que ganhou a Recopa (Gaúcha), hexacampeão do Gauchão, que era apontado a não cair e aí dá uma arrancada. O Ariel nem estreou. O Seijas só tem um jogo e meio. É pouco. É preciso dar tempo, concepção de trabalho. Nosso grupo fica mais forte. Desejamos muito as chegadas dos dois, mas eles não serão a solução. A volta do Dourado é importante. Ele foi convocado principalmente pelo jogo contra o Atlético-MG (vitória por 2 a 0), quando mostrou sua classe”, declarou.
Santa Cruz também em má fase
Publicidade
Durante quatro rodadas, o Santa Cruz liderou o Brasileirão e deu indícios de que faria uma boa campanha. Mas acabou sofrendo uma queda brusca na tabela de classificação e, agora, é o 19ª e penúltimo colocado, com apenas 11 pontos. O time vem de cinco derrotas consecutivas para Palmeiras, Flamengo, Corinthians, Ponte Preta e Botafogo.
O técnico Milton Mendes não conta com a principal estrela do time. O centroavante Grafite foi vetado pelo Departamento Médico, pois ainda se recupera de uma lesão na coxa direita. No entanto, o lateral-esquerdo Tiago Costa e o zagueiro Neris, recuperados de lesão, vão jogar. Estreias também devem acontecer no time pernambucano: as do volante Derley e do atacante Marion). O meia Marcinho, regularizado, também fica à disposição para o confronto contra o Internacional.
BRASILEIRÃO
Publicidade
SANTA CRUZ
Tiago Cardoso; Léo Moura, Neris, Danny Morais e Tiago Costa; Derley, Uillian Correia e João Paulo; Marion, Keno e Arthur
Técnico: Milton Mendes
Publicidade
INTERNACIONAL
Muriel; William, Paulão, Ernando e Artur; Rodrigo Dourado, Fabinho, Eduardo Sasha, Gustavo Ferrareis e Vitinho; Ariel
Técnico: Argel Fucks
Publicidade
Arbitragem
Sandro Meira Ricci (Fifa-SC)
Data e local
Domingo – 16h – Mundão do Arruda – Recife