O coração acelera, a pressão sobe, as mãos suam, o ar falta, os pés gelam, o cérebro congela, mas dentro tudo está fervendo…Assim pode ser descrito, em breves palavras, uma das mais potentes manifestações de ansiedade: uma crise de pânico. O estresse, tão necessário para o homem pré-histórico, se tornou nosso inimigo número 1. Sobretudo nesta época de Natal e Final de Ano, quando as emoções estão à flor da pele. Fique atento, pois mesmo em cidades pequenas, a rotina e o cansaço de relações desgastadas, podem levar à condição.
O Estresse ou Stress (em inglês) é um complexo de sintomas físicos e mentais que refletem a dificuldade das pessoas de discernirem entre a realidade e as esperanças e vivências de cada um. Esta expressão foi utilizada primeiramente em 1936, na revista científica Nature, em um artigo de autoria do médico Hans Selye. O cientista o batizou inicialmente de Síndrome Geral de Adaptação, dividida em três etapas – alarme, resistência e esgotamento. Se a crise persiste depois desta última fase, o organismo entra em sério desequilíbrio, com o aparecimento de doenças preocupantes, tais como úlcera, hipertensão, artrites e até mesmo lesões no miocárdio. Os especialistas distinguem dois tipos de estresse – o crônico e o orgânico. Sua essência pode ser física, psicológica ou social.
Toda mudança na vida, de ordem afetiva, profissional ou familiar, causa uma certa ansiedade, que pode degenerar em um estresse. A depressão, após um evento repentino ou um desequilíbrio ambiental, causa o mesmo efeito. Aliás, vários fatores da vida moderna podem desencadear crises estressantes – um alto volume de trabalho e de responsabilidades, o caos do trânsito, o medo, a violência, mágoas, a exposição prolongada à intensidade luminosa, um som muito alto, problemas financeiros, frustrações amorosas, ente outros. Este termo espalhou-se muito rápido, tornando-se um campo fértil para o exercício da psicologia popular, da literatura de auto-ajuda e da psicoterapia.
Publicidade
Confira a reportagem completa na página “Qualidade de Vida” dessa sexta-feira no JORNAL GAZETA DA SERRA
Publicidade
This website uses cookies.