O imóvel é compacto, mas nem por isso ele precisa deixar a desejar no quesito projeto de interiores. Com uma boa pitada de criatividade é possível transformar os ambientes pequenos em espaços aconchegantes e até mesmo luxuosos. Tudo vai depender das escolhas e da correta ocupação dos espaços. Segundo a arquiteta Daniela Barranco Omairi, as palavras de ordem quando se trata de uma residência compacta são atenção e criatividade. “Não existem dificuldades e, sim, cuidados. Temos que ter uma maior atenção e também mais criatividade para o melhor aproveitamento de cada centímetro do espaço”, relata.
A atenção está, por exemplo, na escolha das cores claras em detrimento das escuras, já que os tons mais fortes promovem a sensação do espaço ser menor. Mas o ambiente não precisa ser todo neutro ou em tons pastéis. “A cores vibrantes podem aparecer em algum detalhe do mobiliário e, sobretudo, nos objetos de decoração”, explica Daniela. A aposta em espelhos também pode ser uma boa solução. “Espelhos em lugares estratégicos são milagrosos para ampliar espaços, mas sem exagero para não criar uma confusão visual”, completa a profissional.
E quando se fala em peças de mobiliário uma solução bastante utilizada são os móveis planejados. Investir em móveis planejados garante a melhor organização do ambiente, sem contar que você pode criar um espaço multifuncional. Para o mobiliário pronto é melhor optar por peças soltas como: sofá, mesas, cadeiras e camas. A opção por móveis com múltiplas funções também é uma boa pedida já que uma peça pode se transformar em outra conforme a necessidade de cada momento. “Um sofá cama, por exemplo, e aquelas mesinhas de centro que se transformam em pufes”, explica Daniela.
Publicidade
De acordo com a arquiteta Monica Raeder, a integração dos ambientes é outro ponto fundamental nesse processo de planejamento dos compactos. “Uma pequena reforma com a abertura de uma parede, por exemplo, pode ajudar na integração dos ambientes criando a impressão de serem maiores sem a presença de obstáculos visuais”, afirma. A iluminação bem distribuída ajuda também a clarear os ambiente e aumentá-los. Por fim, eletrodomésticos compactos, sofás com pés, uma mesa de jantar encostada na parede e com cadeiras sem braço são também boas dicas para quem quer aproveitar da melhor maneira os espaços, conclui a arquiteta.
Com informações da Prime Comunicação.
Publicidade
This website uses cookies.