Na casa da professora Bárbara Lidiana Silveira, em Candelária, espalhar açúcar e pedaços de cenoura nas janelas tem sido a estratégia para atrair o Coelho da Páscoa. Tudo isso para fazer a alegria dos filhos Helena, de 2 anos, e Pedro Henrique, de 9, e manter a tradição da data. Será esse o segredo de toda a cidade?
Entre guirlandas, pinturas, ovos gigantes e pelúcias, o município celebra a 9ª Chococande, cuja abertura oficial ocorreu na sexta-feira à noite. Do trevo de acesso na RSC-287, por toda a extensão da Avenida Pereira Rego, na Rua Coberta e na Praça Alberto Blanchardt da Silveira é possível apreciar o trabalho realizado sob a coordenação do gabinete da primeira-dama, Gabriela Butzge.
Além da ornamentação, até o próximo dia 20 moradores e visitantes poderão apreciar a Feira do Chocolate Caseiro e do Artesanato de Candelária, no prédio da Casa de Cultura Marco Mallmann. Neste sábado o espaço fica aberto das 9 horas às 21 horas. Já no domingo as portas estarão abertas das 16 horas às 21 horas.
Publicidade
Outro ponto de destaque da agenda é a tradicional encenação da Paixão e Morte de Cristo pelo Grupo de Teatro Cara e Cor’agem. As apresentações serão na próxima sexta-feira, às 10 horas, na base do Morro Botucaraí, e às 20 horas na Rua Coberta. A Chococande é uma realização da Prefeitura, por meio das secretarias de Turismo, Cultura e Esporte e de Assistência Social e do gabinete da primeira-dama, com apoio da Accev. Confira abaixo o que é destaque pela região.
LEIA MAIS: Piscicultores preparam os estoques para o feriado; veja os preços
Toca do Orelha
Publicidade
Em Vera Cruz, basta chegar na Praça José Bonifácio para vivenciar uma experiência diferenciada de Páscoa. Por lá a casa temática dá espaço à Toca do Orelha, aberta ao público na última quinta-feira. As visitas podem ocorrer de segunda a sexta-feira, das 18 horas às 22 horas, e nos fins de semana, das 16h30 às 22 horas. A programação contempla teatro, música e literatura. Um dos pontos altos deve ser o FelizCidade na Praça, previsto para este domingo, a partir das 13 horas, com atrações para toda a família.
Resgate às tradições
Publicidade
Em Vale do Sol o clima de Páscoa surge de um trabalho conjunto, com coordenação do gabinete da primeira-dama, Joceane Halmenschlager. A decoração é um misto de materiais reutilizados com novas criações. O trabalho também teve participação das escolas municipais Willibaldo Michel, São João Batista e Felipe dos Santos e de outros voluntários. Entre as atrações está a Casa do Coelho. Na próxima semana, de segunda a quinta-feira, as visitas poderão ocorrer das 9 horas às 11 horas e das 14 horas às 16 horas. Além disso, também estão previstas atividades nas escolas.
Semana Santa
Publicidade
A bênção dos ramos abre a Semana Santa neste domingo. Na Catedral São João Batista, em Santa Cruz, as missas são celebradas às 7, 9 e 19 horas. Às 9h30 ocorreu culto com batismo e instalação da nova diretoria da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, no Centro. Em Rio Pardo, a Procissão de Ramos teve início às 9 horas, saindo da Igreja Senhor dos Passos e seguindo para a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, onde acontece a missa e bênção. Além disso, as comunidades de ambos os municípios preparam uma programação intensa de celebração.
Em Santa Cruz, um dos pontos altos será a 12ª Caminhada da Paixão de Cristo ao Parque da Santa Cruz. O evento será realizado na próxima sexta-feira, com início às 17 horas, em frente à Catedral São João Batista. O trajeto inclui as ruas Ramiro Barcelos, Thomaz Flores, do Moinho, Henrique Schuster, Arlindo Kothe, Irmão Pedro, Lotário Hauser, Edmundo Baumhardt, Avenida Dom Guilherme Müller, Louro e Guatambu.
No Parque da Cruz, o grupo de voluntários das comunidades São Luís, do Bairro Monte Verde, e Nossa Senhora do Carmo, do Bairro Margarida, encena a crucificação de Jesus Cristo. Para isso, os ensaios vêm ocorrendo há dois meses. “Queremos convidar a todos para participar desse momento de união e de amor a Cristo”, afirma um dos organizadores, Carlos Eduardo Balparda.
Publicidade
Mais cedo
Destino escolhido por muitos santa-cruzenses para um passeio no fim de semana, Sinimbu já tem a decoração de Páscoa aberta desde o fim de março. No início de abril, no entanto, ocorreu a peça teatral A Páscoa da Família Gentil, com o grupo Luz e Cena, no Centro. Para a semana que antecede a data, contudo, as atividades se concentram nas escolas e nas comunidades, com celebrações pela Semana Santa.
Chocolate e chimarrão
O Magia da Páscoa, em Venâncio Aires, reserva uma mateada para este sábado, na Praça Henrique Bender (Evangélica), a partir das 15 horas. Entre as atrações estão brinquedos infláveis, malabares, pernas de pau e exposição de artesanato. O Coelho da Páscoa também receberá o público na casa, das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 21 horas. Ainda haverá encenação teatral da Paixão de Cristo, às 20 horas, em frente à Igreja São Sebastião Mártir. No domingo a casa do Coelho estará aberta das 15 horas às 21 horas.
This website uses cookies.