Romar Beling

O clima agora é de Christkindfest

Depois do último final de semana marcado pela grande festa do tradicionalismo, com a realização do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) em Santa Cruz do Sul, desde essa sexta-feira, e ao longo de todo o mês de dezembro, os ares natalinos tomam conta da cidade. As principais atrações, como de praxe, estarão concentradas na área mais central, que igualmente oferece a maior gama de opções em comércio e serviços, mas todas as regiões urbanas começam a evidenciar a expectativa que cerca o Natal e a proximidade do final do ano.

Com a abertura oficial da Christkindfest, nessa sexta-feira, já a partir deste sábado os estabelecimentos comerciais tendem a registrar uma maior movimentação de consumidores interessados em agilizar a aquisição de presentes e itens para compartilhar com familiares e amigos. É uma das épocas mais especiais de cada ano, na qual, em paralelo, os calendários dos educandários, em todos os níveis de ensino, também intensificam as tarefas, visando o encerramento de mais um período letivo.

Se no ambiente social as cores e a energia do Natal se presentificam, na socioeconomia a semana foi marcada por notícias que interessam diretamente aos envolvidos com a principal cadeia produtiva e industrial da região. Na quinta-feira, foi confirmada a realização da 10a Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, entre os dias 5 e 10 de fevereiro de 2024, na Cidade do Panamá. Já na semana seguinte, entre os dias 12 e 15, ocorrerá a 3a Reunião das Partes (MOP3) do Protocolo para a Eliminação do Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco, também na capital panamenha.

Publicidade

Os dois eventos estavam programados para a segunda quinzena de novembro deste ano, mas acabaram adiados por conta de distúrbios sociais naquele país. E a Gazeta, em fevereiro, se fará presente para a cobertura integral dos debates, com a geração de conteúdo para suas plataformas.

Por fim, outra novidade chegou ao final da tarde dessa sexta-feira. Em reunião ordinária pública realizada ao longo do dia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, a abertura de uma proposta de consulta pública para revisar a proibição de cigarros eletrônicos no Brasil, cujo comércio não é permitido, ainda que produtos de origem ilegal circulem amplamente na mercado interno, sem qualquer controle. Agora, a sociedade civil terá 60 dias para se manifestar sobre o tema na consulta pública, como pode ser conferido na página 5 desta edição.

Uma resolução da própria Anvisa proíbe desde 2009 a fabricação, a comercialização, a importação e a propaganda dos chamados dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), e certamente o setor do tabaco acompanhará atentamente as tratativas agora retomadas.

Publicidade

Boa leitura, e bom final de semana!

LEIA MAIS COLUNAS DE ROMAR BELING

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.