Depois do último final de semana marcado pela grande festa do tradicionalismo, com a realização do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) em Santa Cruz do Sul, desde essa sexta-feira, e ao longo de todo o mês de dezembro, os ares natalinos tomam conta da cidade. As principais atrações, como de praxe, estarão concentradas na área mais central, que igualmente oferece a maior gama de opções em comércio e serviços, mas todas as regiões urbanas começam a evidenciar a expectativa que cerca o Natal e a proximidade do final do ano.
Com a abertura oficial da Christkindfest, nessa sexta-feira, já a partir deste sábado os estabelecimentos comerciais tendem a registrar uma maior movimentação de consumidores interessados em agilizar a aquisição de presentes e itens para compartilhar com familiares e amigos. É uma das épocas mais especiais de cada ano, na qual, em paralelo, os calendários dos educandários, em todos os níveis de ensino, também intensificam as tarefas, visando o encerramento de mais um período letivo.
Se no ambiente social as cores e a energia do Natal se presentificam, na socioeconomia a semana foi marcada por notícias que interessam diretamente aos envolvidos com a principal cadeia produtiva e industrial da região. Na quinta-feira, foi confirmada a realização da 10a Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, entre os dias 5 e 10 de fevereiro de 2024, na Cidade do Panamá. Já na semana seguinte, entre os dias 12 e 15, ocorrerá a 3a Reunião das Partes (MOP3) do Protocolo para a Eliminação do Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco, também na capital panamenha.
Publicidade
Os dois eventos estavam programados para a segunda quinzena de novembro deste ano, mas acabaram adiados por conta de distúrbios sociais naquele país. E a Gazeta, em fevereiro, se fará presente para a cobertura integral dos debates, com a geração de conteúdo para suas plataformas.
Por fim, outra novidade chegou ao final da tarde dessa sexta-feira. Em reunião ordinária pública realizada ao longo do dia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, a abertura de uma proposta de consulta pública para revisar a proibição de cigarros eletrônicos no Brasil, cujo comércio não é permitido, ainda que produtos de origem ilegal circulem amplamente na mercado interno, sem qualquer controle. Agora, a sociedade civil terá 60 dias para se manifestar sobre o tema na consulta pública, como pode ser conferido na página 5 desta edição.
Uma resolução da própria Anvisa proíbe desde 2009 a fabricação, a comercialização, a importação e a propaganda dos chamados dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), e certamente o setor do tabaco acompanhará atentamente as tratativas agora retomadas.
Publicidade
Boa leitura, e bom final de semana!
LEIA MAIS COLUNAS DE ROMAR BELING
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.