O arquivo da Gazeta do Sul guarda belas fotos do passado de Santa Cruz do Sul. Os prédios eram baixos e as ruas
calmas, sem o corre-corre que existe hoje. Destacamos uma imagem captada pelo antigo fotógrafo Hugo Kuhn e
preservada pelo filho dele, Luiz. Ela mostra a Praça Getúlio Vargas logo depois de reformada, no fim dos anos 1940.

O Quiosque tinha mesinhas de concreto na esquina da Rua Júlio de Castilhos e as árvores do passeio começavam a
crescer. A Rua Marechal Floriano, de mão dupla, possuía postes de luz dividindo as pistas. Eram comuns os passeios de
carro pela principal. O trecho escolhido situava-se entre a Senador e a Tiradentes, onde eram feitos os incontáveis
retornos. Sorte que a gasolina era barata.

A foto aérea colorida, dos anos 1960, mostra o Centro ainda sem os grandes edifícios. Por muitos anos, as torres da Catedral São João Batista, com seus 82 metros, podiam ser vistas de qualquer ponto da cidade. Quem entrava em Santa Cruz pelo Acesso Grasel já as vislumbrava.

Publicidade

Vista aérea mostra cidade ainda sem edifícios e o Túnel Verde começando a ganhar forma

O Túnel Verde, que hoje é um dos nossos cartões-postais, recém ganhava forma. A Rua Marechal Floriano, que era mão dupla, tinha postes de luz dividindo as pistas. Em volta deles, havia um pequeno canteiro que servia como refúgio
para os pedestres na hora de atravessar a via.

A colocação dos postes no meio da rua seguia padrão das primeiras décadas do século 20. Duas lâmpadas ficavam presas em um braço, garantindo claridade para ambos os lados da via. Eles eram chamados de “postes republicanos” e, em algumas cidades, ainda são preservados na forma original, até como atração turística.

LEIA MAIS COLUNAS DE ZÉ BOROWSKY

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.