ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

O charme da madeira

A iluminação tem se mostrado cada vez mais importante no universo da decoração. São novidades de mercado, produtos que se renovam, tecnologias e tendências que vêm para garantir notoriedade nas ambientações – como as luminárias feitas em madeira, que levam aos espaços um quê de inovação e charme na medida certa.

De acordo com Camila Feres, supervisora em iluminação da Irmãos Abage, inicialmente a madeira seguia um estilo mais pesado e rústico, mas atualmente ganha um novo formato. “As luminárias em madeira estão mais leves e com misturas de elementos, tornando as peças clean e de ambientação suave. Hoje se apresentam como tendências graças à sua versatilidade, mescla de conceitos e variedades de cores e combinações”, explica.

Publicidade

Publicidade

As opções são inúmeras: pendente, plafon, arandelas, abajures e colunas. A arquiteta Marcia Campetti afirma que a busca por materiais alternativos na decoração é uma tendência que veio para durar por muito tempo. “A procura pelo criativo pode trazer muitas surpresas sobre como inovar. Todos os conceitos de decoração podem receber luminárias em madeira, basta notar o design – algumas peças em madeira são clean e outras altamente elaboradas. Por exemplo, é possível criar um ambiente totalmente monocromático off-white e quebrá-lo com um lustre grande de desenho básico de madeira escura deixando-a como peça de destaque.”

Publicidade

A arquiteta Lis Dias revela que qualquer ambiente pode receber as luminárias em madeira, mas é preciso cautela para garantir a vida útil dos itens. “É importante que elas não recebam umidade constante e que não fiquem em locais externos totalmente descobertos, pois a ação das intempéries irá fragilizar o material”, detalha. E Camila complementa a necessidade dos cuidados: “Para as luminárias não laqueadas deve-se tirar o pó com flanela e realizar manutenção com lustra móveis; já para as laqueadas apenas flanela úmida com detergente neutro e flanela seca. Vale ressaltar que o ideal é verificar as indicações dos fornecedores sobre quais produtos são mais adequados para áreas internas ou externa devido as reações à ação do tempo.”

Publicidade

Com informações da Prime Comunicação.

Publicidade

© 2021 Gazeta