ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

“O caminho é manter a liberdade de ir e vir”, diz Fernando Schwanke

Schwanke, na sede do IICA: “Brasil é competitivo em todos os alimentos”

Desde 10 de julho, o ex-prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke, é diretor de projetos do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), que tem sede em San Jose, na Costa Rica. A escolha de seu nome, acredita, foi motivada pela intensa atividade à frente da Secretaria Nacional da Agricultura Familiar.

Empossado no início da gestão do presidente Jair Bolsonaro, teve relação muito próxima com as agências internacionais, como exemplo o IICA, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), que é a agência alemã de cooperação. Todo esse relacionamento lhe deu know-how para receber o convite do diretor-geral do IICA, o argentino Manoel Otero.

Publicidade

LEIA MAIS: “Foi um prêmio poder contribuir com meu país”, diz ex-secretário de Agricultura Familiar

Na Costa Rica, desde que foi empossado, é responsável pelos projetos de captação de recursos e, em função disso, mantém contato direto com agências financiadoras nos 34 países das américas, além do Banco Mundial. “Usamos o know-how do IICA para o desenvolvimento de cinco programas bases: o Câmbio Climático, no qual fomos creditados no Fundo Verde; o Desenvolvimento Territorial e Agricultura Familiar; o Comercialização e Interação Entre Países; Sanidade, que atenta aos problemas sanitários e inocuidade; e o Bioeconomia, com temas como sociobiodiversidade e combustíveis renováveis”, explica.

Publicidade

Dentre as ações, exemplifica a atenção dada ao problema da peste suína percebido na República Dominicana. “Todos devem estar atentos. Inclusive o Brasil acompanha de perto, porque isso pode representar uma grande dificuldade para a exportação”, conta.

LEIA MAIS: Schwanke deixa Ministério da Agricultura para assumir diretoria em órgão internacional

Adaptado a San Jose, Schwanke atua na captação de recursos para projetos do IICA

ENTREVISTA

A que atribui a indicação de seu nome ao cargo no IICA?

A demanda por alimentos é uma constante, mas quais setores têm maior potencial para o mercado?

Publicidade

LEIA MAIS: Schwanke assume diretoria de Projetos do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

Publicidade

Apesar de grande produtor, o Brasil ainda tem limitações, o que o faz exportar muita commodity. Há possibilidade de modificar essa prática ou não seria interessante, avaliando o custo/benefício?

Como o Brasil pode reduzir o seu custo para ampliar competitividade mundial? E como ampliar ganhos com exportação, sem que o brasileiro tenha que pagar pelo resultado da lei da oferta e demanda?

Como está sua adaptação ao país e como tratam a questão pandemia?

LEIA TAMBÉM: Fernando Schwanke participa de missão técnica na Costa Rica

Publicidade

© 2021 Gazeta