Se ainda estivesse em atividades, o Bazar Rex (rei), uma das casas comerciais mais tradicionais de Santa Cruz do Sul, estaria comemorando 92 anos. Sua história remonta a 1927, quando Affonso Luiz Rech (comerciante), André Klarmann (diretor do Colégio Mauá) e Germano Kämpf (banqueiro) criaram a loja Klarmann, Rech & Cia. Ltda.
Filho de Affonso, o aposentado Lauro Rech, que reside em Porto Alegre, acompanhou a trajetória do empreendimento. Recorda que eles adquiriram o negócio da família Textor e seu primeiro endereço foi na esquina da Rua Marechal Floriano com a 28 de Setembro (hoje farmácia São João). Os Rech residiam no segundo piso.
A loja vendia de tudo. As mercadorias eram buscadas nos portos de Rio Pardo e Mariante pela transportadora Fuerstenau (de Sinimbu). Os produtos chegavam em uma carroça enorme, puxadas por quatro cavalos.
Publicidade
Affonso tinha experiência no comércio, pois trabalhou com seu irmão Frederico (dono do bazar Fritz Rech). Lauro conta que o pai era previdente e criou a “dúzia de treze”: quando adquiria jogos de chá, copos ou louças, pedia uma peça a mais, pois sempre havia o risco de alguma coisa quebrar na viagem e o cliente não ser bem atendido.
Com o crescimento da loja, foi buscado um espaço maior. Em 1942, Affonso adquiriu terreno na Rua Marechal Floriano, 595 (hoje lojas TaQi) e construiu a nova sede. O prédio de dois andares, projetado pela empreiteira Lux, Goldmann & Kothe, era um dos mais bonitos do Centro.
A inauguração foi em 1946. A loja ficava no térreo e, em cima, residia a família de Affonso. A moradia, com 15 peças, tinha uma sacada arredondada e janelões que propiciavam ampla visão do Centro.
Publicidade
Ainda em 1946, Kämpf deixou a empresa e entraram como sócios Victor Spengler (Meio Quilo), Oswaldo Wolf e Erich Manuel Spode. A empresa passou a chamar-se Bazar Rex (rei), sugestão dada por Spode.
CONTINUA
Publicidade
This website uses cookies.