A história de amor mais conhecida de todos os tempos será tema do próximo espetáculo no Teatro Espaço Camarim. A partir das 19 horas deste domingo, Romeu e Julieta sobem ao palco em uma versão um tanto diferente. E pra lá de colorida. É porque a peça deixa de lado o cenário ambientado na Verona renascentista e traz os personagens para dentro de um circo. Batizada de O Gran Circo Verona, a apresentação é da Andarilhos Companhia Teatral, de Rio Pardo. São 12 atores que recontam o romance e instigam uma reflexão sobre as relações afetivas.
A readaptação de William Shakespeare promete trazer boas surpresas em uma versão leve, mas que não deixa de lado os momentos dramáticos da obra. Conforme o diretor, Dmitri Rodrigues, a peça se destaca por duas características: a mudança na ambientação da história e a sensibilidade com a qual os atores a encenam. “Tudo é muito delicado. Além disso, conseguimos trazer cor e vida para o espetáculo. Acho que esse é o nosso grande ganho e por isso recebemos um retorno tão positivo do público.”
Em janeiro deste ano, a companhia apresentou O Gran Circo Verona com o auditório do Centro Regional de Cultura Rio Pardo lotado por dois dias. Agora, a intenção é repetir o feito em Santa Cruz.
Publicidade
E se, por um lado, a peça traz momentos de humor e emoção, de outro, reforça a importância das relações de amor e amizade. Segundo a autora do texto, a jornalista Letícia Mendes, por serem muito jovens, Romeu e Julieta não têm medo ou receio do que estão vivendo. “Essa característica da juventude é algo que com o tempo tendemos a mudar. Nos tornamos mais cautelosos com nossos sentimentos e passamos até a complicar as coisas. Romeu e Julieta, porém, nos fazem refletir sobre o que realmente importa.” Um sentimento que resulta sempre nesse “tal de amor”. Aliás, é o amor retratado pela arte. Uma combinação e tanto para encerrar o domingo e deixar que a inspiração contagie a semana.
Montecchios e Capuletos
Publicidade
O palhaço Romeu Montecchio, interpretado por Vinicius Santos, se encontrará pela primeira vez com sua amada Julieta Capuleto, vivida por Ana Cláudia Müller. O amor dos dois despertará, no entanto, o ódio já existente entre as famílias. Tudo por conta de um episódio trágico ocorrido há alguns anos. Um dos momentos mais tensos promete ser uma briga entre Romeu e Tebaldo Capuleto. O irmão mais velho de Julieta é um dos principais opositores do romance.
Para isso, conta com a ajuda de Gregório, que também não está nem um pouco contente com o interesse da irmã por um Montecchio. Os jovens Jones Mallet e Bruno Aires dão vida aos irmãos Capuleto. Integram ainda o elenco: Anderson Andrade, como Tibério; Cássio Mello, como Lourenço; Daniel Vieira, que viverá um mágico; Eduardo Ezequiel Sosa, o malabarista Mercúcio; Letícia Mendes, como o apresentador do circo; Mariana Schneider, a bela Rosalina; Mateus Cunha, como o carismático Benvólio; e Viviane Vieira, no papel da bailarina Ama. A iluminação da peça é de Fernando Ochoa.
Publicidade
Francisco vem aí
Formada por atores da conhecida encenação da Paixão de Cristo de Rio Pardo, a Andarilhos Companhia Teatral trabalha em ritmo acelerado de ensaios. Além de O Gran Circo Verona, também une esforços para lapidar a peça Francisco. Esta, com proposta mais densa, é a nova aposta da companhia.
“É um espetáculo mais dramático e forte, completamente diferente do circo”, adianta o diretor Dmitri. A estreia ocorrerá em 30 de julho, no Centro Regional de Cultura. Até lá, os santa-cruzenses podem aproveitar que os Andarilhos estarão aqui do ladinho e conferir as peripécias de Romeu, Julieta e sua turma. A apresentação é indicada para todas as idades.
Publicidade
This website uses cookies.