Nesses dias confusos, conturbados, de infinita DR e nervos sempre à flor da pele, o passamento de um grande escritor acabou por ficar completamente ofuscado. Bem, não deve mesmo surpreender: em tempos nos quais o comportamento irascível e o bate-boca (desbocado) online são quase a norma, que espaço poderia ainda restar para a lucidez, a sabedoria e o virtuosismo? Foram esses os atributos do espanhol Javier Marías, que faleceu, aos 70 anos, no dia 11 de setembro, data por si só de tão grande significado para a civilização. Se há 21 anos nesse dia ruiam as torres gêmeas, que tantas outras torres (simbólicas ou nem tanto) não estarão ruindo semana a semana na realidade global?
LEIA TAMBÉM: Dica do Romar: Florestas do Brasil têm sua história descrita em livro
Marías nasceu e morreu em Madri, a capital espanhola. Como tal, por ter testemunhado tanto, e tão bem, o ambiente madrilenho das últimas sete décadas, sua obra é um documento precioso dessa sociedade. Nela, veio ao mundo no dia 20 de setembro de 1951. Estreou como romancista aos 20 anos, e nas cinco décadas seguintes perfilou dezenas de obras, em narrativa curta e longa, artigos, ensaios, e também traduções (Sterne, Stevenson, Stevens, Yeats, Auden, Nabokov…)
Publicidade
Em sua fase madura, textos como Coração tão branco, a trilogia O teu rosto amanhã, Os enamoramentos, Assim começa o mal e o recente Berta Isla, de 2017, o projetaram de tal modo que era sempre lembrado para o Nobel de Literatura. Que, infelizmente, não mais receberá. Fica para nós sua obra, uma obra ímpar, gigante, que é um sol acalentador e vital em dias tão nublados como os atuais.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade