Categories: Regional

Nuvem de gafanhotos pode voltar a aparecer só em 2022

No ano passado, a ameaça trazida pela nuvem de gafanhotos que estava na Argentina e se aproximava do Rio Grande do Sul alertou diversos profissionais e também produtores rurais gaúchos. Afinal, se esses insetos chegassem ao Brasil, ingressando no Rio Grande do Sul, poderiam causar prejuízos às lavouras e às pastagens.

O fenômeno é mais comum com temperatura elevada. O biólogo Andreas Köhler, professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), explica que a ocorrência de insetos é um processo cíclico, ou seja, tem altas e baixas.

LEIA MAIS
Nuvens de gafanhotos ainda são motivo de preocupação
Santa Cruz já enfrentou nuvem de gafanhotos como a que ameaça a fronteira

Publicidade

“Assim como os gafanhotos conseguiram se proliferar em condições favoráveis, agora, no inverno e em época de chuvas, reduziram sua população. Na semana passada, li um artigo que prevê que somente no final de ano, caso o clima ajude, poderia se formar uma nova nuvem”, diz Köhler.

“No momento, o monte de gafanhotos colocou os ovos, e, caso as condições sejam favoráveis, poderiam formar nuvens quando adultos, isto é, daqui a alguns meses”, complementa. Além disso, o especialista detalha que ciclos biológicos não costumam ser anuais, e essas pragas aparecem de dois em dois ou de sete em sete anos. “A próxima nuvem poderia se formar talvez em 2022. Vamos ver o que o aquecimento global vai nos trazer”, cita.

LEIA TAMBÉM
Emater monitora aparecimento de gafanhotos em Cachoeira do Sul
Gafanhotos aparecem em horta em Santa Cruz; veja orientações de biólogo

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.