Regional

Nutricionistas mobilizam estudantes para a Semana da Saúde

As turmas de estudantes dos anos iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Carlos Boettcher Filho, de Sinimbu, junto com a direção e professoras, tiveram a oportunidade de participar de um momento de diálogo e educação nutricional na prática no dia 4 de abril. Estiveram presentes as nutricionistas do município, Juliana Stona, que atua na Secretaria de Educação, e Daniela Kronbauer, que atende na Secretaria de Saúde e Bem-Estar Social.

Inicialmente, houve a apresentação dos grupos de alimentos, alguns in natura, outros de brinquedo. Juliana e Daniela informaram a importância de cada um para que o corpo humano funcione de maneira adequada, ingerindo produtos saudáveis de forma equilibrada, variada, moderada e colorida.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: na infância, Eduardo Leite passava as férias com a família em Sinimbu

Publicidade

A partir da conversa com as nutricionistas, os estudantes simularam pratos saudáveis e os expuseram aos colegas. “Momento em que tiveram que considerar os grupos alimentares para a montagem do prato. Isso os fez refletir sobre qual tipo de alimento deve ser escolhido, quais contêm vitaminas, minerais e fibras, proteínas, gorduras e carboidratos a serem consumidos, para a alimentação ser considerada saudável”, observaram as profissionais.

LEIA TAMBÉM: Maior monitoramento e presença da BM reduz furtos e roubos em Sinimbu

A alimentação saudável é um dos temas elencados pelo Grupo de Trabalho Municipal do Programa Saúde na Escola, implantado em 2017, que lançou ações alusivas à Semana Saúde na Escola, envolvendo toda a rede de ensino municipal e estadual. Creche e pré-escola da Educação Infantil, bem como os anos iniciais do Ensino Fundamental estarão envolvidos em ações voltadas à alimentação saudável, de forma lúdica e prática, com intervenções adequadas por parte das nutricionistas e professores das turmas. A ideia é proporcionar diversão sadia, autoavaliação da alimentação escolar, elaboração e exposição de cardápios comentados nos refeitórios das escolas, a partir de pesquisa sobre alimentos servidos nas refeições.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.