Com o objetivo de mostrar às pessoas, em especial às mulheres da vida real e às mães que trabalham fora, que é possível ter uma alimentação saudável sem precisar ser “master chef” ou perder os dias inteiros ao redor do fogão, a nutricionista Juliana Robaina Leite Ziebell montou um canal na internet com vídeos que visam facilitar o dia a dia das famílias. As primeiras publicações começaram em agosto deste ano e, desde então, o número de seguidores de sua cozinha só aumenta.
“É uma forma prática de demonstrar aos meus pacientes as receitas que fazem parte dos planos alimentares. A ideia é descomplicar e ensinar como é possível fazer comida de verdade e saborosa de maneira simples”, conta. Quem ganha também é o público, que tem acesso a todas às dicas da especialista semanalmente. Com o auxílio de uma produtora de Santa Cruz do Sul, os vídeos são gravados em sua própria residência, no Bairro Country, e publicados todas as quintas-feiras.
Juliana também conta com a parceria de um ateliê da cidade, que oferece os produtos personalizados usados na decoração dos pratos, como toalhas, guardanapos e jogos americanos. “Daqui para a frente, a proposta é agregar novos parceiros e continuar a divulgação do trabalho no boca a boca. Não pretendo ganhar dinheiro com o canal, quero apenas que seja uma ferramenta a mais para fomentar a reeducação alimentar das pessoas.”
Publicidade
Nos bastidores, e às vezes também em frente às câmeras, a nutricionista tem o apoio da família. Casada com Fabiano, é mãe de três filhos: Eduardo, de 12 anos, Henrique, de 8, e Luísa, 4 anos. Os caçulas aparecem em diversos vídeos e inclusive colocam a mão na massa, contribuindo para a identidade descontraída do canal. Juliana faz questão de preparar a maioria dos lanches que as crianças levam à escola.
“Minha insatisfação me aproximou da profissão”
Aos 37 anos, Juliana Robaina Leite Ziebell é formada na primeira turma de Nutrição da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em 2003. Apesar do diploma, no início da carreira ela atuou pouco na área. Durante anos trabalhou com comércio exterior na empresa do marido, período em que teve seus três filhos. O amor pela cozinha continuou presente em sua vida, mas sem seguir os preceitos básicos do curso. “Cheguei a pesar quase 90 quilos. Foi minha insatisfação com o espelho que me aproximou novamente da profissão”, conta.
Publicidade
Em 2015, em seu período de reeducação alimentar, começou a fazer cursos de atualização, ler e estudar. Acabou se encontrando na nutrição clínica e estética, área em que fez especialização. Em agosto do ano passado, Juliana retornou em definitivo para sua carreira, atendendo os pacientes em seu consultório e na academia onde começou a malhar durante seu processo de emagrecimento. “Meu sonho é ter uma cozinha no próprio consultório, para mostrar na prática as receitas que indico.” Boa parte delas pode ser acessada no canal Juliana Ziebell Nutricionista.
Publicidade