A Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) aplica, nesta terça, 13, e quarta-feira, 14, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) em todas as unidades de internação do Rio Grande do Sul, com exceção do Centro de Internação Provisória Carlos Santos. Este ano, a Fase inscreveu número recorde de socioeducandos na comparação com outros períodos, totalizando 215 jovens em todo o estado, o que corresponde a mais de 15% da população de internos de toda a Fundação.
As inscrições foram feitas pelos responsáveis pedagógicos de cada unidade ainda no mês de outubro. As provas ocorrem nas áreas de conhecimento de Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e Redação.
Os resultados do Enem PPL podem ser utilizados para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio para os maiores de 18 anos, bem como mecanismo único, alternativo ou complementar de acesso à Educação Superior, bastando para tanto a adesão por parte das Instituições de Educação Superior (IES). As unidades de internação que mais inscreveram jovens para participação no Enem 2016 foram os centros de atendimento socioeducativos de Caxias do Sul, Pelotas, Novo Hamburgo e Uruguaiana.
Publicidade
Voluntariado faz a diferença no Case Uruguaiana
Buscando auxilio para a preparação dos 22 jovens que irão prestar o Exame no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Uruguaiana, a pedagoga da unidade, Vanessa Porto, procurou na cidade a proprietária de um curso preparatório para o Enem, a professora Raquel Ribeiro. Vanessa pediu alguns materiais de apoio que pudessem auxiliar os adolescentes na preparação para as provas.
Além de fornecer o material, sensibilizada, Raquel solicitou ainda a presença de seu colega Ronan Franco que, juntos, foram até o Case Uruguaiana de maneira voluntária, na última sexta-feira, para um ‘aulão’ preparatório. Os dois fizeram revisão de matérias, tiraram dúvidas, deram dicas para os internos e aplicaram um simulado de redação.
Publicidade
A diretora Gelci dos Santos Marin Stabile destacou que o número de inscritos na unidade para aplicação do Enem é recorde e ressaltou a importância da preparação diferenciada nesta edição. “Quero agradecer também aos profissionais da Escola Estadual Comendadora Dolores Cunha, localizada na nossa unidade, pelo excelente trabalho feito durante o ano com estes jovens. Neste final de ano, com a ajuda extra que estamos recebendo voluntariamente, os alunos estão muito motivados para as provas”, disse.