ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Número de projetos na construção civil cresce 29% em Santa Cruz do Sul

Aprovação de projetos residenciais e comerciais tem se destacado e ajuda a fomentar outros setores da economia do município | Foto: Albus Produtora

Em um momento de retomada da economia após a pandemia, o setor da construção civil é um dos que mais se destacam em Santa Cruz do Sul. A percepção de que existem muitas obras residenciais e comerciais no município não é por acaso, tendo em vista o crescimento de 29% no número de projetos aprovados em 2022 na comparação com 2021. No mesmo período, o total de Habite-se emitidos também cresceu 7%.

LEIA TAMBÉM: Secretaria de Obras realiza limpeza e recuperação de bocas de lobo na Avenida do Imigrante

Publicidade

No caso dos projetos aprovados pela Secretaria Municipal de Planejamento e Governança, foram 797 em 2020, 1.171 em 2021 e 1.509 em 2022. Desse total no último ano, 22% foram protocolados por meio do Aprova Digital, plataforma de tramitação e análise de processos de licenciamento da Prefeitura, utilizada desde maio do ano passado. “A repercussão tem sido muito positiva, em razão da transparência, agilidade, eficiência e desburocratização que proporciona”, comenta o titular da pasta, Éverton Oltramari.

Publicidade

Ele chama a atenção ainda para a questão ecológica, tendo em vista a menor utilização de papel e plotagem de projetos. “O prazo de tramitação dos processos foi reduzido desde a implementação do Aprova Digital, o que tem gerado satisfação por parte dos contribuintes e responsáveis técnicos.” Destaca ainda a possibilidade de encaminhar solicitações em qualquer dia da semana e horário, de qualquer lugar onde haja acesso à internet. “Em 2023 já temos 288 pedidos de aprovação de projeto e alvará de construção, e tudo indica que esse número deve continuar crescendo”, afirma Oltramari.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura lança projeto para fazer mutirões nos bairros de Santa Cruz

Publicidade

Ao comentar o crescimento na quantidade de obras, o secretário lembra que 2023 marcará o terceiro ano consecutivo de expansão da Construção Civil acima do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No ano passado, o setor cresceu 6,9%, após uma elevação de 10% em 2021, conforme os dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Para o futuro, Oltramari acredita que a alta taxa de juros pode apresentar algum impacto na área. “Esperamos que o governo federal equilibre as contas públicas para reduzir os juros e estimular a economia.”

Publicidade

Evolução na construção civil

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta