Melhorias no transporte coletivo e a implementação da passagem integrada são alguns dos fatores apontados para explicar o aumento de passageiros que utilizam os ônibus de Santa Cruz do Sul. Conforme dados da administração municipal, na comparação entre julho de 2022 e julho deste ano, o número de usuários pagantes subiu de 156.694 para 194.269, isto é, uma alta de 24%.
O sistema de passagem integrada, que permite um segundo embarque gratuito em até 75 minutos a contar da primeira viagem realizada, foi lançado oficialmente no dia 31 de março deste ano. Junto com ele, uma série de melhorias no transporte coletivo público do município também foi anunciada.
LEIA MAIS: Prefeitura começa a instalar 150 novas paradas de ônibus
Publicidade
“A implantação da passagem integrada em Santa Cruz, como um dos primeiros municípios do interior do Estado, contribuiu consideravelmente para o aumento do número de passageiros. Soma-se a isso a modernização do sistema de transporte coletivo”, comenta o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Valmir José dos Reis.
O titular da pasta acredita que outro ponto importante para o número positivo é a manutenção do custo da passagem. “O valor é de R$ 4,45 já há muito tempo. É um pedido da prefeita Helena Hermany para a manutenção de um transporte acessível para os usuários.”
De acordo com Reis, com a pandemia, houve grandes dificuldades no setor. O número de passageiros diminuiu muito, e a quantidade de linhas de ônibus precisou ser reorganizada também para adequar os custos desse sistema para o Município, que detém a concessão e a terceiriza.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Suspensa a licitação para o serviço de transporte distrital
Além disso, o contrato de 2016 precisava de remodelação, modernização e adequação às necessidades atuais, passando pelo ar-condicionado nos ônibus; acessibilidade às pessoas com deficiência; horários e manutenção das paradas, com a instalação de dispositivos eletrônicos nas principais. Reis cita também que a criação da logomarca “Santa Cruz + Feliz e Integrada” mudou desde a apresentação dos veículos até a questão da passagem integrada.
Ainda conforme o secretário, há três semanas foram instaladas câmeras de monitoramento nas unidades de transporte coletivo, o que contribui para a fiscalização da qualidade do serviço – pode-se verificar, por exemplo, se os ônibus estão muito lotados. “Não tenho dúvidas de que a reorganização, a qualificação e o aumento do número de paradas, incluindo o uso de tecnologia – como o GPS nos ônibus, para mostrar em tempo real o deslocamento dos veículos – foram medidas cruciais para o resultado que temos hoje.” Ele cita ainda, como fator relevante, a interação dos passageiros com o transporte.
Publicidade
Gargalo dos principais centros urbanos do País, a mobilidade humana e urbana é também um desafio para Santa Cruz do Sul. Mais pessoas utilizando o transporte público resulta em menor número de veículos, como automóveis, em circulação nas ruas. “A administração municipal está avaliando – assim que o crescimento do número de passageiros estiver estabilizado, já com as melhorias postas – a implementação de novas linhas e a ampliação de rotas”, afirma Reis.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz mantém tarifa de ônibus no mesmo valor pelo quarto ano
Ele também salienta que está sendo analisada tecnicamente, com o desenvolvimento de estudos, a implementação de novas paradas e a modernização de outras para oferecer cada vez mais qualidade às pessoas que optarem por essa modalidade de transporte.
Publicidade
Há um aplicativo à disposição dos usuários para que tenham acesso aos horários dos ônibus, além de informações como em que parte do trajeto o veículo se encontra e outras necessárias para o uso da passagem integrada. Saiba como usar o aplicativo no site www.santacruz.rs.gov.br/conteudo/transporte-coletivo
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.