A forte queda de granizo no interior de Santa Cruz do Sul no início da tarde desta terça-feira, 2, causou prejuizo em aproximadamente 150 lavouras de tabaco, conforme estimativa preliminar da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). O gerente técnico, Paulo Vicente Ogliari, informou que até as 17 horas já havia o registro de 91 comunicados. Os maiores problemas ocorreram nas localidade de Linha Saraiva, Paredão e São Martinho, na parte alta do município.
LEIA MAIS: VÍDEO: moradores registram queda de granizo no interior
O gerente técnico informou que o prejuízo apenas não será mais elevado porque as plantas na maioria das lavouras ainda são pequenas, pois o transplante das mudas para as lavouras nesta área ocorre mais tarde. Com isso, os talos que não perderam os brotos podem desenvolver novas folhas. No entanto, os produtores terão mais trabalho diante da necessidade de fazer a limpeza dos pés.
Publicidade
A equipe técnica da Afubra deverá iniciar a vistoria nas novas lavouras atingidas pelas pedras de granizo a partir da manhã desta quarta-feira, 3. Ogliari explica que nesta área o trabalho será mais demorado, pois os terrenos são mais dobrados. Com as novas incidências desta semana, a Afubra registrou deste o início da safra prejuízos em 2.420 lavouras até o momento nos três estados do Sul do Brasil. No mesmo período do ano passado o número estava em 2.100.
O secretário de Agricultura, Elo Schneiders, que percorreu regiões afetadas pelo granizo, afirmou que um levantamento será feito nesta quarta-feira, 3, sobre o número de produtores atingidos. “Em Arroio do Leite, as lavouras foram completamente destruídas. Em Linha Arroio do Tigre e Linha Chaves, os estragos foram menores. Foram cerca de 10 minutos de granizo”, detalhou.
Publicidade
This website uses cookies.