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Número de empresas que fecharam no Brasil cresce 25% em 2023

O Brasil registrou, em 2023, mais de 2,1 milhões de negócios fechados. Trata-se de um aumento de 25,7% em comparação com 2022, segundo dados do Mapa de Empresas, boletim divulgado pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Apesar do crescimento no número de empresas que encerraram as atividades, o saldo do ano foi positivo, com uma diferença de mais de 1,7 milhão de novos negócios abertos em relação aos que fecharam.

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Luciano Bravo, CEO da empresa Inteligência Comercial (especializada em captação de investimentos), ressalta a importância de boas práticas de gestão e de planejamento para que uma empresa não encerre suas atividades precocemente.

“A falta de planejamento sempre foi uma crítica forte da população. O erro sucessivo dos governos também é cometido por cidadãos e empresários. Precisamos romper com essa tradição ruim e entender de forma clara o resultado de nossas ações presentes, que serão espelhadas no futuro”, afirma, traçando um paralelo entre o setor público e o privado.

Bravo usa ainda o exemplo da saúde: se a pessoa não tiver bons hábitos de alimentação e prática de atividades físicas, não terá uma vida saudável pela frente. O mesmo acontece nos negócios, explica.

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“A boa gestão traz resultados de curto, médio e longo prazo de forma a ajustar o processo produtivo, financeiro e de qualidade da empresa. Desta forma, o empresário adapta, a cada momento, o curso de seu negócio, evitando perdas e dificuldades que fariam quebrá-lo”, acrescenta.

Ciclo PDCA

Ele diz que uma das melhores ferramentas que pode ser usada é o ciclo PDCA. Nessa sigla, originária do inglês, cada letra significa uma ação ? planejar, fazer, checar e agir, respectivamente, em tradução ao português. 

Com essa metodologia, uma empresa consegue pensar em soluções, colocar as novas ideias em prática, acompanhar sua implementação e, caso não esteja funcionando, readequar as ações. 

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É o caso, por exemplo, de uma empresa de e-commerce que está registrando um alto número de desistências no momento de fechar a compra. Ou seja, o cliente seleciona o produto, mas desiste de comprar o item quando este já está no carrinho virtual  

A gestão detecta o problema e desconfia que seja algo relacionado às opções de pagamento, que se resumem a Pix, cartão de débito ou parcelamento com juros no crédito. Logo, nessa situação hipotética, pensa em uma alternativa (o P da sigla): oferecer a possibilidade de o cliente parcelar a compra sem juros, pelo mesmo valor cobrado à vista. 

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Ao implantar a mudança (fase D), a empresa passa a monitorar periodicamente (C) se houve alguma diferença nas vendas com a nova opção de pagamento. Analisando os dados, torna-se capaz de avaliar a eficiência da medida ou tentar uma solução diferente (A).

Para Bravo, quem tem negócio próprio também não pode esquecer de outros cuidados igualmente importantes, como conhecer bem o setor no qual atua, recolher os tributos em dia, cortar despesas desnecessárias, manter-se atualizado com as tendências do mercado e não misturar gastos pessoais com os da empresa (algo comum principalmente em pequenos empreendimentos).

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Paula Appolinario

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Paula Appolinario

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