Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VÍTIMAS DA ENCHENTE

Número de desabrigados em Santa Cruz caiu pela metade desde a última semana

Foto: Banco de Imagens

PL que prevê mudança de valor do aluguel social será encaminhado à Câmara de Vereadores

Enfim começa a diminuir o número de pessoas fora de casa em Santa Cruz do Sul. Em razão das enchentes ocorridas no fim de abril, muitas famílias precisaram deixar a sua residência. Nesta sexta-feira, 17, a informação é de que há 141 desabrigados, ou seja, pessoas instaladas no Parque da Oktoberfest. A expectativa é de que esse número, que já passou de 300 na semana passada, possa diminuir ainda mais.

A secretária de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, salienta que o momento de estabilidade no tempo, sem chuvas fortes, possibilita que as famílias retornem para suas residências. “A gente tem esse respaldo da Defesa Civil e da Habitação, então as famílias que tenham que retornar para suas casas, que tenham segurança, podem retornar. A Defesa Civil está fazendo esses laudos técnicos”, explica. Já as famílias que não puderam voltar estão atrás de um Aluguel Social.

LEIA TAMBÉM: Força-tarefa fará grande ação preventiva no Bairro Várzea neste sábado; entenda

Publicidade

Alimentação balanceada

A organização é uma das marcas do abrigo mantido pela prefeitura no Pavilhão 2. Uma estrutura para produção de alimentos foi desenvolvida pela secretaria. Priscila comenta que são servidas até quatro refeições por dia aos desabrigados, com cardápio variado. Segundo a secretária, as refeições chegam quentes e atentam aos nutrientes necessários, como proteínas e carboidratos, com a qualidade conferida por uma nutricionista.

“O café da manhã normalmente é um sanduíche, um bolo, são frutas, conforme a gente tem. O almoço as próprias serventes fazem. Nessa quinta, teve massa com molho de frango, tem estrogonofe. Um dia foi feito até hambúrguer para as nossas crianças, a gente ganhou uns bifes de hambúrguer da Excelsior ali e os voluntários fritaram. Tem crianças que nunca tinham comido um hambúrguer. O café da tarde também, a gente tem lanches, tem bolo. As próprias padarias que às vezes trazem nos doam”, conta Priscila.

LEIA TAMBÉM: Força-tarefa fará grande ação preventiva no Bairro Várzea neste sábado; entenda

Publicidade

Mais de 43 mil almoços e jantas já foram produzidos por quem está engajado em dar suporte às vítimas das enchentes em Santa Cruz.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.