Desde o começo da campanha eleitoral até agora, os municípios do Vale do Rio Pardo acumulam 57 casos de propaganda irregular. O número supera as 25 situações ocorridas em toda a última eleição geral, ocorrida em 2018.
Os dados são do sistema Pardal, criado pela Justiça Eleitoral e que permite aos eleitores registrarem e denunciarem situações que violem as regras do pleito. Somente em Santa Cruz, o número passou de quatro, em 2018, para 14 nesta eleição.
LEIA MAIS: Justiça Eleitoral recebe 10,8 mil denúncias de propaganda irregular
Publicidade
O sistema Pardal, ferramenta digital criada em 2014, permite que o cidadão registre reclamações contra as campanhas. Pela plataforma, também é possível denunciar compra de votos, abuso de poder econômico e político, uso indevido da máquina pública e dos meios de comunicação durante a campanha.
LEIA MAIS: Região já contabiliza oito denúncias de propaganda eleitoral irregular
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já recebeu mais de 10 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular em todo o país. Após o recebimento, as queixas são enviadas ao Ministério Público Eleitoral (MPE).
Publicidade
O maior número de denúncias foi registrado em Pernambuco (1,5 mil), seguido por São Paulo (1,3 mil), Minas Gerais (1,1 mil) e Rio Grande do Sul (1 mil). De acordo com os dados, foram recebidas 3,6 mil denúncias referentes a candidatos a deputado estadual, 3,4 mil a deputado federal, 1,4 mil a presidente e 738 a governador.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.