Regional

Número de casos de dengue aumenta em Sinimbu

A Secretária de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu alerta a população: este é o período do ano em que aumenta número de casos de dengue. O município está com quatro pacientes positivos e outros três em investigação. Todos os infectados e possíveis infectados moram na região central da cidade.

Com o início do período chuvoso, a tendência é de que a quantidade de casos aumente ainda mais. Por isso, é importante a conscientização e participação da população na prevenção da dengue. Uma das recomendações da Secretaria de Saúde é que a população use repelente, para evitar a contaminação. Outra dica fundamental é evitar deixar água parada.

LEIA TAMBÉM: Quintal da Dengue leva o combate ao Aedes aegypti para escolas de Santa Cruz

Publicidade

O acúmulo de água contribui para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, maior disseminação da doença. É fundamental verificar potes, plantas, recipientes e todos os locais que podem acumular água diariamente, pois os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

A dengue é uma doença febril, cujo vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas são: febre alta (acima de 38 graus); dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos; mal estar; falta de apetite; dor de cabeça; e manchas vermelhas no corpo.

LEIA TAMBÉM: Saúde confirma primeiro óbito por dengue no Rio Grande do Sul neste ano

Publicidade

Normalmente, a primeira manifestação da doença é a febre alta, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Em casos suspeitos, é necessário que o paciente consulte o médico para fazer os exames necessários, diagnóstico e tratamento oportuno.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.