A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu implantou, em agosto, o Núcleo de Apoio à Atenção Básica (NAAB), através de incentivo financeiro estadual para o seu custeio. O primeiro encontro com os enfermeiros e agentes comunitários de saúde para esclarecimento sobre o funcionamento do programa e para discussão conjunta do processo de trabalho em saúde mental foi realizado no último dia 27.
Além disso, para a próxima quinta-feira, dia 3 de setembro, às 8h30, está prevista a primeira reunião do grupo para alcoolistas no Posto de Saúde. O mesmo será coordenado pela psicóloga Isabel e, incialmente receberá todos os usuários que quiserem participar.
O programa, que faz parte da Atenção Básica, tem como principal objetivo apoiar as equipes de saúde na ampliação do cuidado em saúde mental, álcool e outras drogas, compartilhando responsabilidades. A secretária de Saúde e Bem Estar Social, Ivoni Henn, destaca que o NAAB é uma forma de amenizar as dificuldades que as equipes enfrentam para cuidar destes usuários, além de ampliar as atividades já existentes.
Publicidade
A equipe do NAAB é composta por cinco profissionais, as psicólogas Alexsandra Vasconcelos e Isabel Witcsak e as assistentes sociais Flávia Schaeffer e Rosilda Santos, e estagiária Joseane da Silva. Estes profissionais irão se revezar no atendimento das demandas da comunidade e dos profissionais da saúde no que se refere aos usuários que padecem de transtornos mentais e emocionais, uso abusivo de álcool e outras drogas e também, com especial atenção nas atividades preventivas.
A psicóloga Alexsandra mantém os horários de atendimento no Posto de Saúde Central nas terças, sextas nos dois turnos e na quarta-feira à tarde. A psicóloga Isabel está no Posto de Saúde toda quinta-feira de manhã. A assistente social Rosilda Santos estará na quarta-feira de manhã e Flávia Schaeffer na quarta-feira de tarde no Posto de Saúde.
Dentre as ações projetadas para este ano estão ainda a educação permanente das equipes de saúde, através de encontros com os agentes comunitários de saúde e enfermeiros; atuação em atividades de saúde, através da formação de grupos para atendimentos de alcoolistas e de saúde mental; atividades educativas nas escolas; discussão de casos com as equipes de saúde.
Publicidade
This website uses cookies.