A solenidade de incorporação dos novos alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) ocorrerá nesta quinta-feira, no 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) de Santa Cruz do Sul. O cerimonial vai começar às 9 horas, com a presença dos alunos, de seus pais e autoridades. Um pouco mais cedo, às 8h40, o comandante do 7º BIB, tenente-coronel Kurt Everton Werberich, receberá os convidados em seu gabinete. Já a aula inaugural será às 10 horas.
A primeira turma formada no NPOR em Santa Cruz do Sul fez o curso em 2013. Todos os anos, 20 alunos são matriculados e iniciam as aulas em fevereiro. A formatura acontece no final de novembro ou início de dezembro, com a cerimônia da entrega de espadas. Os candidatos considerados aptos na seleção geral durante o alistamento são encaminhados à seleção especial para o NPOR.
Os selecionados recebem a formação básica, moral, física e técnico-profissional destinada a qualificar o aluno para exercer a função de oficial de infantaria subalterno de 2ª classe da Reserva do Exército. Após a conclusão, o jovem oficial estará habilitado a desempenhar funções de comando das frações elementares da tropa. “De preferência, os alunos devem estar matriculados em um curso superior. As atividades são em meio expediente, justamente para incentivá-los a prosseguir nos estudos. Mas a desistência ou trancamento da matrícula no ensino superior não impede o candidato de concluir e se formar no NPOR”, explica o major Jonas Molz, instrutor-chefe. De 1942 até 2003, o NPOR do 7º BIB funcionou em Santa Maria e já formou 1.258 aspirantes.
A SELEÇÃO
Publicidade
Confira as etapas para ingresso no NPOR
This website uses cookies.