Regional

Novos soldados realizam marcha de oito quilômetros em Santa Cruz do Sul

O 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) realizou nessa quarta-feira, 26, uma marcha de oito quilômetros com os soldados incorporados neste ano. A atividade, que começou às 8h30, percorreu ruas externas do batalhão, passando pela Avenida Paul Harris até a Paróquia Santo Antônio, no Bairro Arroio Grande. O exercício faz parte do chamado período básico, primeira fase do treinamento militar que busca preparar os recrutas para a rotina do Exército e os incorporar ao batalhão, que atualmente conta com mais de 800 integrantes.

O percurso, apesar de relativamente curto, exigiu esforço dos recrutas, que realizam o trajeto carregando cerca de cinco quilos, entre armamento e munição. “A marcha acaba sendo uma das atividades operacionais do período básico, em que buscamos desenvolver a rusticidade dos soldados. São oito quilômetros, uma distância que pode parecer curta, mas para quem está chegando, já é um grande desafio”, afirma o coronel Orlando Mattos Sparta de Souza, comandante do 7º BIB.

LEIA TAMBÉM: Pagamento antecipado do IPVA já arrecada R$ 52 milhões em Santa Cruz

Publicidade

Desde a incorporação, no último dia 7, os militares seguem um regime de internato, com liberação apenas aos domingos. Os primeiros dias costumam ser mais desafiadores, pois o uso de telefone fica restrito. “O jovem de hoje está muito ligado à tecnologia, então a adaptação inicial é difícil. No começo, há limitação no uso do celular, pois a rotina de instruções não permite. Porém, com o tempo, eles vão entendendo e se adaptando”, explica o comandante.

A marcha dessa quarta é apenas uma das exigências pelas quais os recrutas passam. Nas próximas semanas, os treinamentos incluirão exercícios mais exigentes, como deslocamentos com mochilas de até dez quilos e simulações de combate em ambiente controlado. O treinamento básico se encerra com um período de acampamento, no qual os soldados passam dias em campo aberto, enfrentando provas de orientação noturna, progressão em terreno irregular e montagem de abrigos improvisados.

LEITA TAMBÉM: Comunidade do Loteamento Beckenkamp realizará reunião para discutir melhorias

Publicidade

Com relação aos novos componentes, o coronel destaca que em cada turma existem particularidades, mas que a vontade de servir é a principal semelhança. “Cada turma tem uma característica própria. No entanto, no geral, vemos um grupo engajado e disposto a aprender”, avalia Sparta. Um dos pontos de maior relevância para o coronel é que mesmo aqueles que ingressaram sem voluntariedade, acabam assimilando a rotina militar e se integrando ao grupo. Desta forma, explica, o período básico não apenas ensina as habilidades fundamentais da carreira, mas também fortalece o espírito de equipe e a disciplina dos soldados.

Saiba mais

Neste ano, 252 jovens ingressaram no batalhão. Durante as primeiras semanas, eles participam de instruções voltadas à formação militar, incluindo manejo de armamento, ordem unida e condicionamento físico. A marcha é uma das atividades que testam a resistência e a capacidade de adaptação dos novos soldados.

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.