Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ DO SUL

Novos secretários vão ser anunciados no fim de janeiro, diz Helena

Foto: Bruno Pedry/Banco de Imagens

O desligamento dos aposentados que continuam na Prefeitura ocorre em função de uma decisão do Supremo Tribunal Federal

A prefeita de Santa Cruz, Helena Hermany (PP), deve anunciar na última semana de janeiro a nova composição do secretariado municipal. Nessa sexta-feira, a Câmara de Vereadores aprovou a nova reforma administrativa, que prevê a criação de mais duas pastas, a de Habitação e Regularização Fundiária e a de Serviços Públicos, além de oito cargos em comissão.

Com isso, o governo voltará a contar com 15 secretarias, como era até a primeira reforma promovida por Helena quando tomou posse, em janeiro de 2021. Após a votação, ela afirmou que já tem em mente a nova formação da equipe, mas ainda é preciso avançar nas conversas com os partidos aliados. A ideia é ampliar o espaço das siglas com vistas a 2024. Ela também confirmou que alguns dos atuais vereadores devem migrar para o governo. Além disso, existe a perspectiva de ingresso do PSB no grupo.

LEIA MAIS: Helena convida PSB para integrar o governo

Publicidade

Helena entrará em férias na virada do ano, quando transmitirá o cargo ao vice-prefeito, Elstor Desbessell (PL). O retorno será no dia 30 de janeiro, e os anúncios devem ocorrer ao longo daquela semana.

Na Câmara, a reforma foi criticada por parte dos vereadores. Leonel Garibaldi (Novo) afirmou que o impacto sobre as contas municipais pode chegar a mais de R$ 1 milhão por ano e cobrou o fato de Helena ter sido eleita com promessa de reduzir a máquina pública. Já Carlão Smidt (PSDB) alegou que as alterações possuem fundo político, para preparar o governo para a eleição, e não buscam “beneficiar a comunidade”.

Na reforma de 2021, as áreas de habitação, desenvolvimento social e esporte foram aglutinadas em uma única secretaria. Um dos argumentos dos governistas é de que isso gerou uma sobrecarga e que a política habitacional deve ser reforçada a partir da troca no governo federal.

Publicidade

LEIA MAIS: Vereadores aprovam criação de secretarias e cargos

Já a Secretaria de Serviços Públicos representa uma novidade: é a primeira vez que o governo terá uma pasta exclusiva para a zeladoria. Hoje, a Central de Serviços é subordinada ao Meio Ambiente. A alegação é de que a mudança vai qualificar o atendimento às demandas do dia a dia da população. “É mais mão de obra para as pessoas terem a calçada em frente à sua casa arrumada”, disse Cleber Pereira (União).

Bruno Faller (PDT) disse que o corte de secretarias em 2021 atendeu a uma necessidade daquele momento, quando a pandemia de Covid-19 vivia a fase mais aguda. “Estávamos em um período diferente. A máquina precisa ser readequada de acordo com o momento”, alegou. A aprovação se deu por 12 votos a 4. Além de Leonel e Carlão, votaram contra dois suplentes do PTB, Ricardo Severo e Cristiano Limberger.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.