Categories: Regional

Novos profissionais de saúde são empossados em Santa Cruz do Sul

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul deu posse na manhã do dia 12, a mais uma turma de novos profissionais que foram nomeados através do edital de chamamento do concurso para provimento de cargos na área de saúde. Na sede do Cerest/Vales foram empossados 23 agentes comunitários de saúde; sete agentes comunitários de saúde contratados para o Residencial Viver Bem e um agente comunitário de saúde para a microárea 79 – Monte Alverne – parte do 13º Distrito.

“Antes o processo era por indicação, a Administração Municipal se preocupou em legalizar o concurso e nomear os profissionais. Atualmente são 99 concursados e até o final de março queremos chegar ao número de 129 agentes comunitários. Nossa meta até o final do ano é de 195 profissionais e com este aporte teremos ainda mais qualidade nos serviços prestados”, enfatizou o secretário de Saúde, Henrique Hermany, que também destacou o trabalho realizado pela equipe da Secretaria com o suporte da Secretaria de Administração.

Segundo o secretário municipal de Administração, Edemilson Severo, a nomeação dos novos servidores faz com que a saúde em Santa Cruz do Sul seja diferenciada. “É um prazer podermos assinar a posse dos novos agentes comunitários de saúde que ingressam no serviço público. A sociedade nos cobra a qualidade no trabalho prestado e estamos sempre focados neste objetivo.”

Publicidade

O trabalho do agente de saúde é muito importante na atenção básica, pois como sua atuação se dá no território onde reside, facilita a criação de vínculos com a comunidade, o conhecimento do local e identificação de suas potencialidades e dificuldades.

Capacitação – Na semana do dia 1º a 5, foi realizado o Curso Preparatório Introdutório para os agentes comunitários de saúde nomeados através do último edital. O curso ocorreu na sede do Cerest/Vales, totalizando 40 horas de capacitação. O objetivo era proporcionar a qualificação destes novos profissionais para a compreensão dos princípios e diretrizes do SUS e da Estratégia de Saúde da Família, bem como de todos os aspectos que direta e/ou indiretamente envolvem o seu trabalho.

Cada participante recebeu uma apostila com todo o conteúdo passado durante o curso, bem como o certificado de participação ao término do mesmo. O curso foi apenas introdutório, as capacitações seguem no decorrer das atividades realizadas por eles. Dentre os temas abordados estavam a criação e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), políticas públicas, rede de atenção básica, o papel do agente comunitário de saúde, suas atribuições, direitos e deveres, ferramentas de trabalho, DST’s, saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso, saúde mental, saúde bucal, vigilância sanitária, epidemiológica e imunizações.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.