Colunistas

Novos golpes: o crime hoje é virtual

Há algum tempo, os governos vêm comemorando a redução dos índices de violência. Olhando ao meu redor e para os noticiários, realmente a gente não escuta mais sobre tantos casos de assalto e roubo. Talvez um dos fatores tenha sido que o golpe mudou de lugar: transportou-se para a internet, para o celular, para aplicativos…

Nos últimos dias, vários advogados tiveram o nome usado por criminosos que tentam aplicar um golpe. Funciona assim: usa-se a foto do profissional, o nome completo e o número da OAB, o número do processo e diz que o cliente precisa depositar um valor (já vi de R$ 2.000,00 até R$ 5.000,00) para uma conta, para que o processo seja concluído e o dinheiro seja liberado. Felizmente, a maioria não cai no golpe. Mas alguns acabam pagando o que está sendo pedido e só depois veem que não era do escritório.

Quero aqui dar algumas dicas para quem receber alguma mensagem semelhante. 1) Ligue para o escritório, para o número que você tem registrado. Na dúvida, veja no site do escritório o número correto ou chame nas redes sociais. Não faça nada no impulso. 2) Desconfie quando a conta não é do escritório ou do seu advogado. 3) Desconfie mais ainda quando o seu advogado informou que seu processo ainda não tem decisão ou não tem previsão de pagamento. 4) Desconfie de novo quando os valores que você teria para receber não condizem com o que seu advogado falou. 5) Na dúvida, vá até o escritório pedir mais informações.

Publicidade

Também quero dar algumas dicas para os advogados: se possível, sempre informe um único número para contato do escritório e tente não mudar. Peça para o cliente salvar o número e só ligar para este. Atualmente, é bem complicado enviar WhatsApp para um número grande de pessoas. Isso vai dificultar a atualização do telefone para todos os clientes. Por isso, reitero a importância de não mudar o número. Quando um cliente informa que recebeu uma mensagem que você identifica como golpe, publique um alerta nas redes sociais para dar publicidade a esse fato.

Outra tentativa de golpe muito comum é usarem a foto de uma pessoa para pedir dinheiro, dizendo que o telefone estragou e tem que comprar outro. Geralmente, essa mensagem é enviada para um familiar (pai, mãe, irmão – não faço ideia de como conseguem esses dados tão facilmente). Quem recebe a mensagem, vê a foto e acha que é verdade, daí tenta ligar e a ligação não completa. O criminoso manda mensagem dizendo que está com problema de sinal e pede o dinheiro.

Também já aconteceu de alguém pedir dinheiro emprestado para pagar uma conta, dizendo que está com problemas para pagar no dia e que vai devolver no dia seguinte. Esse golpe até já é mais antigo.
Em resumo, chamo a atenção para que cuidem com depósito em dinheiro solicitado por telefone. Sugiro conferir bem a informação antes.

Publicidade

LEIA MAIS COLUNAS DE JANE BERWANGER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

caroline.garske

Share
Published by
caroline.garske

This website uses cookies.