Os novos conselheiros tutelares de Santa Cruz do Sul tomaram posse em solenidade nessa sexta-feira. A cerimônia no fim da manhã reuniu autoridades, imprensa e familiares dos eleitos na sede da Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp). O processo foi realizado em cinco etapas incluindo inscrições, prova objetiva, avaliação psicológica, além das eleições em outubro do ano passado e um curso de capacitação de 40 horas em dezembro.
LEIA MAIS: Novos conselheiros tutelares tomam posse nesta sexta-feira
Os profissionais vão atuar com situações de evasão escolar, negligência, maus-tratos e trabalho infantil, explica a vice-presidente da Comissão Eleitoral em Santa Cruz, Jamila Mohammad Abdallah. “Essas são as questões mais presentes nos atendimentos dos conselheiros tutelares do município. É importante que a comunidade saiba quem são os novos conselheiros e qual é o papel deles para justamente, quando identificar alguma situação, reportar para que eles possam ir até a residência verificar.”
Publicidade
Com a missão de representar a sociedade santa-cruzense na defesa dos direitos da criança e do adolescente, receberam o diploma e assinaram o termo de posse Michele Cardoso Zinn, Edson Koeppe, Maiara Robertt, Janete Franken e Roberto Schaefer. Depois de empossados, eles prestaram juramento. Os suplentes são Clarice Saldanha (Nica), Luciano dos Santos, Dailanna de Souza, Fábio de Lara, Raiana Lopes, Joana Mahl, Simone Fernanda Neu, Ana, Júlia Ferreira, Nelson Julio Rodrigues e Gabriela Ferreira.
Conforme a secretária de Políticas Públicas e Assistência Social, Guiomar Rossini Machado, o curso foi a preparação para assumir o mandato de quatro anos. “A eleição, a campanha, foi tudo muito bem organizado, não tivemos nenhuma denúncia ou problema, como já ocorreu em outros anos. Foi um processo de muito trabalho, muito comprometimento e muita dedicação pela importância do Conselho Tutelar. Eles foram muito bem preparados e esperamos que farão um excelente trabalho”, comentou.
Atuação
Em 2018 o Conselho Tutelar realizou 9.189 atendimentos em Santa Cruz do Sul. Os números de 2019 estão sendo computados e serão divulgados até o fim deste mês. Denúncias podem ser feitas pelos telefones (51) 3713 3700 ou (51) 98444 7964.
Publicidade
PREPARADOS
Conforme Jamila, o curso abordou toda a legislação sobre a infância e a juventude. “Eles puderam aprender todos os procedimentos, as atribuições, as responsabilidades e o trabalho da rede. Conheceram todos os serviços com os quais vão trabalhar em conjunto na área da Saúde e da Educação, e da própria Assistência Social. Puderam discutir casos, encaminhamentos, foi um curso bem aprofundado”, explica. Os conselheiros tutelares terão um turno de trabalho normal de 40 horas semanais e estarão disponíveis para os plantões noturnos e aos finais de semana. A remuneração para o cargo é de R$ 3.762,99, mais o vale alimentação de R$ 587,00.
This website uses cookies.