Na entrevista ao Programa Radar, da Rádio Gazeta 107,9 FM, o diretor geral da Concessionária Rota de Santa Maria, Leandro Conterato, deu detalhes sobre o estudo de um novo traçado no trecho conhecido como “Curvas do Pinheiral”, entre os quilômetros 96,6 e 97,7 da RSC-287. Os resultados foram apresentados recentemente à prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany. A proposta foi elaborada para atender a uma demanda do Município para ligar a Travessa Dona Leopoldina e a Linha Áustria. O intuito é abrir uma nova rota entre as zonas Norte e Sul por meio da Estrada Bruno Pritsch, responsável por conectar a Barão do Arroio Grande à estrada de João Alves.
Segundo Conterato, o contrato original previa a ampliação da pista e a duplicação mantendo o traçado existente. “Mas sabemos que é um trecho um tanto crítico pela geometria e pelo histórico de acidentes”, observou.
LEIA TAMBÉM: Rota de Santa Maria apresenta maquete eletrônica das obras de duplicação da RSC-287; veja
Publicidade
O estudo foi encaminhado ao governo do Estado para análise. Ele avalia, conforme o diretor-geral, soluções técnicas para melhorar a segurança nas curvas e permitir a integração com as vias municipais. Resta analisar a proposta para decidir se haverá inclusão de variação às obras originalmente previstas na concessão.
Conterato frisou que o estudo prevê estimativas de valores preliminares para cada alternativa, que variam de R$ 20 milhões a R$ 100 milhões. Caso a obra seja feita pela concessionária, teria impactos no contrato atual, resultando em uma medida de reequilíbrio financeiro. “Ou seja, eu preciso de uma compensação para manter o equilíbrio das contas da concessão”, justificou.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
This website uses cookies.