Romar Beling

Novo romance de Salman Rushdie está em pré-venda

Não seria despropósito conceituar o lançamento anunciado nesta semana pela Companhia das Letras como um acontecimento literário de magnitude global. A editora colocou em pré-venda, para distribuição às livrarias e envio aos leitores a partir de 18 de setembro, o novo romance do escritor indiano Salman Rushdie, vítima de um atentado a faca nos Estados Unidos em 12 de agosto do ano passado.

A violência da agressão fora tal que o autor correu sério risco de morte, e ele ficou cego de um olho. Mas, como não é incomum na arte, em todos os tempos, eis ele chegando aos seus leitores, no mundo todo, com novo livro.

LEIA TAMBÉM: Escritor Salman Rushdie foi esfaqueado de 10 a 15 vezes antes de iniciar palestra

Publicidade

Em Cidade da vitória, traduzido para o português por Paulo Henriques Britto, com 384 p. à venda por R$ 99,90, Rushdie encena a história de uma menina órfã que se vê dominada pelos poderes de uma divindade e começa a operar através dela, fazendo surgir e crescer um império. A obra estabelece intertexto com poemas épicos e com textos clássicos de seu povo.

LEIA TAMBÉM: O que é uma fátua, que ameaça a vida de Salman Rushdie há mais de 30 anos

Aos 76 anos, Rushdie segue com sua vida ameaçada por conta de uma fatwa, de uma condenação à morte proferida pelo aiatolá Khomeini, do Irã, em 1988, em reação à publicação de seu romance Os versos satânicos. Muçulmanos entenderam que o escritor havia citado de forma indevida o seu texto sagrado, o Alcorão. Ainda que a sentença de morte posteriormente fosse retirada, isso não impede que islâmicos de vários países sigam determinados a agredir o autor.

Publicidade

LEIA OUTROS TEXTOS DE ROMAR BELING

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.